Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB
Sonae Sierra registou resultado líquido de 1,3 milhões de euros no primeiro semestre
2008-08-06

O resultado líquido consolidado da Sonae Sierra, no primeiro semestre de 2008, foi de 1,3 milhões de euros.

Os resultados directos da empresa reduziram de 44,2 milhões de euros, no primeiro semestre de 2007, para 34,9 milhões de euros neste período. Essa redução é basicamente explicada por um agravamento dos custos financeiros líquidos. O agravamento tem a ver, por um lado, com o aumento verificado a nível de taxas de juro e, por outro, com receitas financeiras não-recorrentes relativas à sua operação no Brasil.

O grande impacto nos resultados da empresa deu-se a nível de resultados indirectos. A empresa registou uma perda de 33,5 milhões de euros, no primeiro semestre de 2008, quando tinha apresentado um ganho de 119,5 milhões de euros, no período homólogo de 2007.

As avaliações das propriedades a 30 de Junho 2008 foram afectadas pelo clima que se vive actualmente nos mercados imobiliários da generalidade dos países desenvolvidos onde a empresa opera. Esse contexto implicou um ajustamento em alta das taxas de capitalização (yields) aplicadas nas avaliações nesses países, aumento esse que equivale a uma redução de valor do activo. As perdas da empresa foram mitigadas, no entanto, por ganhos de valorização no Brasil, mercado que não foi afectado pela crise e onde se continuam a verificar diminuições de taxas de capitalização.

No caso em concreto da Sonae Sierra, o efeito de aumento das taxas de capitalização correspondeu a uma perda de 3,3 por cento do valor das propriedades de investimento, correspondente a 126,6 milhões de euros. As principais perdas ocorreram em Portugal (perda de 60,9 milhões) e Espanha (perda de 66,9 milhões), outros países europeus tiveram uma perda de 10,5 milhões enquanto o Brasil registou um ganho de 11,7 milhões de euros.


Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos