A Rádio Popular vai investir nove milhões de euros em três lojas em Espanha. Vigo, Lugo e Ponferrada são as cidades escolhidas para acolher as primeiras unidades espanholas da cadeia portuguesa de electrodomésticos e material informático. A primeira é inaugurada já esta quinta-feira, dia 20 de Julho, no Centro Comercial Gran Via.
Para Ilídio Silva, presidente do Conselho de Administração da Rádio Popular, "o crescimento do grupo passa inevitavelmente pela internacionalização, sendo o mercado espanhol a grande prioridade de investimento".
Por impossibilidade de utilização em Espanha da marca Rádio Popular, a empresa portuguesa vai operar com a insígnia Hiper Planet. A primeira unidade apresenta uma área total de dois mil metros quadrados, tendo nela sido investidos três milhões de euros, valor justificado pela sua amplitude.
Dedicada à comercialização de equipamento e prestação de serviços na área dos electrodomésticos, informática, áudio e vídeo, fotografia, telecomunicações, iluminação e material eléctrico, a Hiper Planet colocará à disposição do cliente cerca de 50 mil produtos em exposição permanente. À semelhança dos restantes espaços da Rádio Popular, alia uma forte componente interactiva, permitindo aos consumidores experimentar uma grande variedade de produtos e serviços, ao serviço técnico especializado, prestado por técnicos qualificados. 50 profissionais de nacionalidade espanhola vão assegurar o atendimento personalizado e esclarecer as dúvidas levantadas pelos clientes, quer em relação aos produtos comercializados, quer relativamente aos serviços prestados. Estes profissionais foram submetidos a dois meses de formação, tendo estagiado um mês nas lojas portuguesas da Rádio Popular.
Entre os serviços prestados na Hiper Planet, destaca-se o estúdio de revelação fotográfica e a Micro Clínica, uma área onde o cliente encontra um simulador de PC e pode constituir um computador à medida das suas necessidades.
A 26.ª loja do grupo Rádio Popular, e a primeira fora de Portugal, é uma das lojas âncora do Centro Comercial Gran Via, inaugurado em Julho de 2005. Trata-se do maior shopping da Galiza, com 40 mil metros quadrados de área coberta e uma oferta comercial constituída por 140 lojas e três pisos para parqueamento subterrâneo. Ilídio Silva considera que o centro Gran Vía "reúne, assim, as condições ideais para instalar uma loja Rádio Popular, dado ser um espaço amplo, moderno e jovem, com decoração aprazível, boa localização e facilidade de estacionamento".
A abertura da loja em Vigo justifica-se pelo crescimento que a economia espanhola registou nos últimos anos, reflectida no poder de compra dos consumidores. "Se à vitalidade económica do vizinho ibérico juntarmos a proximidade geográfica, cultural e linguística com o nosso país, temos, então, um cenário muito promissor para o investimento", acrescenta Ilídio Silva. O mercado espanhol encerra assim, sua opinião, "inúmeras oportunidades comerciais para as empresas portuguesas, desde que estas estejam, como é óbvio, preparadas para o embate da concorrência". E Vigo, enquanto grande pólo urbano e económico da Galiza, com mais de 280 mil habitantes, afigurou-se, desde logo, como uma opção preferencial.
Os passos seguintes serão dados com a abertura, até ao final do ano, de uma loja em Lugo, também na Galiza, e, já em 2007, uma outra em Ponferrada, em Castela e Leão. "Tal como Vigo, Lugo e Ponferrada são duas cidades de média dimensão (entre 60 e 100 mil habitantes), com bom poder de compra e comercialmente muito dinâmicas. Para além, claro, de estarem relativamente próximas da sede da Rádio Popular, no Porto, o que facilida as operações logísticas", explica Ilídio Silva.
Para além das três lojas em Espanha, a Rádio Popular pretende ainda que a sua rede nacional atinja as 31 unidades até ao final do ano, o que significa a abertura de seis novos estabelecimentos, dos quais, três no Norte do país, dois no Centro e um no Sul, num investimento de 12 milhões de euros.