Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB

Vulcano aposta na formação universitária em energias renováveis
2008-07-22

A Vulcano estabeleceu diversas parcerias com universidades, no sentido de promover acções de formação na área de soluções solares para alunos do ensino superior.

A energia solar térmica encontra-se numa fase de crescimento, com novas soluções tecnológicas e alterações legislativas que exigem uma constante actualização. Contribuir para um ambiente e construção mais sustentável em Portugal, é um dos objectivos da Vulcano, que, em parceria com as universidades, fornece informação técnica aos jovens engenheiros, arquitectos e técnicos projectistas.

Desde o dia 1 de Julho, toda a nova construção é obrigada a possuir uma certificação de desempenho energético. Este sistema de certificação é uma das medidas do Plano Nacional para as Alterações Climáticas (PNAC) e passa pela criação de formas de redução de consumo através de, por exemplo, painéis solares térmicos para aquecimento das águas.

Esta obrigatoriedade vai implicar que, só neste ano, cerca de 40 mil edifícios sejam certificados, segundo estimativa da Agência para a Energia (Adene), que gere o processo de certificação. “Com esta nova etapa da certificação energética, estamos no início de um processo que pode correr bem, mas tem de ser feito com profissionalismo e seriedade. A Vulcano quer dar o seu contributo e, para isso, estamos a desenvolver iniciativas em parceria com universidades. Temos um protocolo assinado para o curso de Arquitectura da Universidade Católica de Viseu e já realizámos acções de formação no ISEL e na Universidade de Coimbra”, afirma Gioconda Magalhães, coordenadora de marketing da Vulcano.

Neste momento estão, desde já, a ser realizados contactos para se iniciarem novas parcerias no próximo ano lectivo. Cursos de ambiente, engenharia, arquitectura e, também, projectistas são o público-alvo preferencial destas iniciativas. “Damos a conhecer que tipo de soluções existem nesta área do solar térmico e apresentamos diferentes tipos de sistemas solares individuais e colectivas disponíveis no mercado. Temos também a preocupação de incluir na nossa formação a componente mais estética como a possibilidade de integrar os painéis em fachadas, só para citar um exemplo. É nossa preocupação adaptar as formações ao target respectivo”, acrescenta Gioconda Magalhães.

Às acções de formação associa-se uma componente prática com visitas à fábrica da Bosch Termotecnologia, em Aveiro, onde são produzidos os equipamentos da Vulcano.

A formação dos técnicos que instalam e dão suporte aos equipamentos solares da Vulcano é outra das apostas da empresa. Foi nesse sentido que foram criados dois centros de formação, em Lisboa e Aveiro, onde cerca de dois mil instaladores recebem, anualmente, formação técnica.


Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos