Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB
Tecnologia Keronite reduz custos nas indústrias de plásticos, moldes e de bens de consumo
2008-07-17

Portáteis e leitores de mp3, estojos para computadores, componentes para bicicletas, óculos, relógios e outros bens de consumo são alguns dos produtos que beneficiam com a tecnologia Keronite.

Prática e ecológica, mais barata e mais resistente que os revestimentos convencionais, a tecnoligia Keronite traz consigo vantagens como o respeito pelo ambiente, a resistência e, não menos importante, a redução de custos.

Apresentando mais-valias transversais às mais diferentes áreas, a tecnologia Keronite está prestes a entrar no mercado nacional através da Caetano Coatings. A indústria de moldes e embalamento e as componentes de protecção de bens de consumo, como portáteis, leitores de mp3, relógios ou óculos de sol, são das mais beneficiadas.

Resistente às variações de temperatura, à utilização frequente e à corrosão, a Keronite tem actualmente 217 aplicações distintas.

Para além da leveza, da maleabilidade e da resistência, a indústria de plásticos e moldes beneficia, sobretudo, dos baixos custos de construção de um molde em alumínio, da sua longevidade e dos baixos custos de manutenção, quando comparado com os actuais moldes de aço.

A tecnologia pode ser utilizada numa vasta gama de produtos, concentrando-se em duas frentes distintas, automóvel (peças, motores, interior e frisos, etc) e indústrias gerais (nas vertentes petróleo e gás, em válvulas e canos, utensílios de cozinha, arquitectura e construção, aeroespacial, desportos motorizados, bens de consumo e moldes, entre outros).

Integrada no grupo Salvador Caetano, a portuguesa Caetano Coatings S.A estabeleceu um protocolo de acordo com a Keronite PLC de Cambridge para a instalação de um processo inovador de tratamento de superfície. Esta parceria representa um investimento de três milhões de euros e vem reforçar a relevância do departamento de Investigação e Desenvolvimento da Caetano Coatings.

Sob a denominação Plasma Electrolytic Oxidation (PEO), a tecnologia patenteada do tratamento de superfície Keronite converte a superfície de metais leves num óxido cerâmico cristalino extremamente duro, com propriedades extraordinárias em termos de resistência à corrosão e ao uso. O processo desenrola-se através da imersão numa solução livre de crómio e é usado para tratar as superfícies exteriores e interiores, das formas simples às mais complexas.

As instalações da Caetano Coatings no Carregado vão acolher duas versões do processo patenteado Keronite, a aplicar no tratamento de superfície de componentes de alumínio e magnésio. A instalação principal vai estar totalmente operacional ainda este ano. Para além das componentes de magnésio e alumínio com destino ao sector automóvel, numa primeira fase, a Caetano Coatings está a planear uma rápida resposta às aplicações para uma variedade de outras indústrias. A empresa dispõe de uma extensa base de clientes na Europa, tendo a grande maioria mostrado interesse nesta nova tecnologia.


Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos