A Lei de Modernização do Comércio da Comunidade de Madrid, que permite às lojas da região estarem abertas 24 horas, entrou em vigor no passado dia 12 de Julho.
Segundo a Distribuición Actualidad, as opiniões estão dividas entre pequeno e médio retalho, grandes superfícies, empresários e associações de consumidores.
A norma supõe a mayor liberalização dos horários do comércio. Pode-se abrir acima das 90 horas actuais e cada empresário poderá decidir o seu horário, em função das necessidades e da procura.
A grande distribuição já celebrou a aprovação da lei, tendo o Carrefour sido o primeiro a “estreá-la”. No mesmo dia em que a norma entrava em funcionamento, os hipermercados Carrefour da Comunidade de Madrid ampliavam o seu horário. Deste modo, e até ao próximo dia 30 de Setembro, abrirão todos os dias das 9 às 23 horas e nos feriados das 10 às 23 horas.
Segundo um inquérito realizado pela Sigma Dos para a Associação Espanhola de Centros Comerciais, 62,5 por cento dos espanhóis acreditam que a abertura aos domingos e feriados supõe uma melhoria da concorrência e benefícios para o consumidor.