A Grundig tem de novo produção própria graças à inauguração de uma nova fábrica em Istambul.
Esta inauguração torna a organização no segundo maior produtor de TVs' e LCD na Europa, que dá agora pelo nome de Grundig Elektronik. A mudança de nome da fábrica mostra a forte orientação do grupo Koç, actual detentor da marca, face ao mercado europeu. "Não existem dúvidas que a Grundig é a marca mais importante no segmento da electrónica do grupo Koç e, na Europa, certamente uma das mais bem conhecidas", afirma Michael Peterseim, director executivo da Grundig. A mudança, impulsionada pelo grupo turco Koç, tem repercussões e um grande significado para a Grundig, já que "favorece a electrónica de consumo no contexto da totalidade do grupo".
A segunda maior fábrica de TV's na Europa, com mais de 300 trabalhadores e dez linhas de produção, opera agora em Istambul, em completo alinhamento com os critérios de qualidade desenvolvidos pela Grundig. Fábrica e produção estão certificadas de acordo com todas as principais normas ISO e são exemplares no que diz respeito à sustentabilidade e à responsabilidade corporativa. A título de exemplo, a Stiftung Warentest, organização alemã não lucrativa que executa testes a produtos, honrou recentemente a fábrica da Grundig em Istambul com notas do topo da escala. "A produção da nossa fábrica em Istambul compete em qualidade com as melhores fábricas que tivemos noutros tempos" enfatiza Michael Peterseim. De modo igualmente positivo, há agora uma ligação muito próxima entre gestão de produto, o desenvolvimento, produção e vendas. "Cobrimos actualmente toda a cadeia de valor, começando na ideia, passando pelo design e desenvolvimento e terminando exactamente nas vendas". Michael Peterseim acrescenta ainda que "a produção em Istambul é excepcionalmente fidedigna e há um número particularmente baixo de reclamações ao abrigo da garantia dos nossos produtos".
A integração no grupo Koç traz outros benefícios à Grundig que vão para além da produção própria. A empresa de Nuremberga pode agora apoiar-se nos conhecimentos e "expertise" dos técnicos do grupo Koç para projectos em desenvolvimento. Por outro lado, o menor tempo de espera na tomada de decisões permite uma operacionalidade mais rápida e uma redução do tempo necessário, desde o desenvolvimento do produto até ao seu lançamento no mercado. O grupo Koç tem uma estrutura e rede de vendas em países onde a Grundig nunca entrara, ou onde teve uma fraca presença. "Isto tornará possível fazer da Grundig uma marca internacional", conclui Michael Peterseim.