LG Electronics implementa nova estratégia e investimentos em marketing para aumentar rentabilidade
A LG Electronics consolida em 2008 um processo de reorganização que visa reforçar a sua posição e identidade enquanto multinacional, potenciando o crescimento de resultados e a notoriedade LG enquanto marca global.
A reestruturação abrange desde uma nova estratégia e investimentos em marketing à uniformização de processos nos vários países onde actua, passando pela reorganização interna das suas divisões, pela entrada em novas áreas de negócio, pela implementação de uma política de recursos humanos global e pelo recrutamento de líderes não coreanos.
Pretende-se com esta iniciativa implementar uma estratégia global para uma empresa e marca que está já presente em 140 países. Segundo Yong Nam, CEO da LG Electronics, “a LG quer tornar-se numa marca corporativa com competências globais em todos os países onde opera, tornando a origem da empresa cada vez mais irrelevante e, ao mesmo tempo, investindo no conhecimento dos consumidores e nas estratégias de marketing que permitam dar-lhes a melhor resposta. O que nos interessa são os consumidores, o que sentem sobre os nossos produtos e o que deles pretendem”.
O recurso a práticas de marketing inovadoras, agora definidas globalmente mas aplicadas localmente, de acordo com as necessidades e expectativas dos clientes, permite reforçar a relação tecnologia avançada e design singular, que está na base da posicionamento LG e, assim, diferenciar e destacar a empresa. A estratégia começou a ser implementada em 2007, ano em que a LG investiu mais 400 milhões de dólares em marketing e em que desenvolveu campanhas inovadoras e mais agressivas.
Em Portugal, a estratégia começou, igualmente, a ser seguida no decorrer de 2007. “Lançamentos como o do televisor LCD Scarlet ou do telemóvel Secret seguiram já estratégias globais, muito embora tenhamos a liberdade e agilidade para realizar os ajustes locais que consideramos adequados aos nossos consumidores. Num mundo cada vez mais global e onde a informação circula além fronteiras, a uma velocidade impensável há alguns anos atrás, cada vez mais faz sentido potenciar sinergias e criar uma imagem coerente e sólida, transversal aos vários mercados”, sublinha Filipe Durão, responsável corporativo da LG Portugal.
Na Europa, o investimento em marketing para 2008 eleva-se aos 150 milhões de dólares e a este montante somam-se ainda mais três milhões de dólares direccionados ao design de produtos, uma vertente que conhece um novo impulso, com a inauguração de um Centro de Design em Londres. Esta unidade, recém inaugurada, contará com 22 designer de vários países europeus exclusivamente dedicados a potenciar o design da LG para os consumidores europeus.
O reforço do investimento em marketing já deu resultados e, segundo estudos de mercado recentes, o reconhecimento da marca LG aumentou de 65 por cenro, em 2005, para 83 por cento, em 2007, um nível de notoriedade que se repercutiu num aumento dos lucros, nomeadamente na América do Norte.