LG Electronics acaba de inaugurar um novo Centro Europeu de Design em Covent Garden, Londres. O seu objectivo é desenhar produtos destinados aos consumidores europeus, respondendo mais eficazmente aos requisitos e desejos da população do ‘velho continente’.
A abertura deste centro reflecte a nova estratégia de negócio LG, que aposta na investigação e desenvolvimento das capacidades de design regionais, quer através da criação de novos modelos, quer pela adaptação de modelos criados noutros mercados.
O design é um dos valores subjacente à oferta de valor LG e, a nível global, a empresa investe cerca de 84 milhões de dólares em design de produto, dos quais 3,2 milhões são aplicados na Europa. Com o novo centro, prevê-se que este montante venha a subir significativamente.
A inauguração do Centro Europeu de Design LG, realizada a 24 de Junho, foi assinalada com a presença do príncipe André, Duque de York, como Alto Representante do Comércio e Investimento Internacional, e contou ainda com a presença de membros do governo britânico e da comunidade de design do Reino Unido.
Até 2009 o Centro Europeu de Design LG albergará uma equipa de 22 designers de múltiplas nacionalidades europeias. A equipa de designers conta já com britânicos, irlandeses, italianos, franceses e alemães.
“Apesar de vivermos num mundo cada vez mais global, existem diferenças culturais e estéticas que subsistem e às quais a LG quer dar uma resposta cada vez mais eficiente. Neste sentido, o novo centro de design vem beneficiar os consumidores europeus e, consequentemente, os portugueses. Tanto mais por este ser um centro que congrega profissionais dos mais diversos países europeus e que, por isso, representa bem a multiculturalidade europeia e suas múltiplas nuances”, refere Filipe Durão, responsável corporativo da LG Portugal.
A equipa vai desenhar produtos para toda a gama de bens de consumo da LG, incluindo telemóveis, televisões de ecrã plano e sistemas de áudio, produtos da linha branca e muitos outros artigos de electrónica.
O primeiro produto integralmente desenhado na Europa será um telefone móvel e chegará a vários mercados até Agosto próximo.