Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB

Worten quer recolher mil toneladas de REEE
2008-06-11

A Worten quer recolher, até ao final de Setembro, mais de mil toneladas de resíduos de equipamentos eléctricos e electrónicos (REEE), no âmbito do projecto EEE de Valor, apresentado esta manhã, dia 11 de Junho, na Worten de Colombo, com a presença de Humberto Rosa, secretário de Estado do Ambiente.

No âmbito deste projecto, “todos os equipamentos obsoletos podem ser entregues nas lojas Worten, para serem encaminhados para reciclagem. A iniciativa conta com o apoio das duas entidades gestoras deste fluxo de resíduos, a ERP Portugal - Associação Gestora de Resíduos de Equipamentos Eléctricos e Electrónicos e a Amb3E - Associação Portuguesa de Gestão de Resíduos de Equipamentos Eléctricos e Electrónicos, assim como do Banco de Bens Doados, um organismo do Banco Alimentar Contra a Fome.

Ao entregar os seus velhos electrodomésticos, a população está automaticamente a participar numa “Ecompetição” entre distritos de todo o país. O distrito que recolher mais REEE (Kg/per capita) receberá novos electrodomésticos, que serão doados a instituições de solidariedade social da região. A entrega será feita através do Banco de Bens Doados. O distrito vencedor receberá ainda, num acto simbólico, uma obra de ecodesign para ser colocada numa praça local.

Desde Abril, mês em que esta iniciativa da Worten arrancou, foram já entregues nos balcões das lojas mais de 460 toneladas de REEE. Lisboa, Porto e Setúbal lideram, respectivamente, o total de recolhas. Mas são os distritos de Faro, Lisboa e Setúbal que estão à frente, para já, no ranking da maior quantidade de recolhas per capita.

“Com o EEE de Valor, contamos recolher, em cinco meses e meio, mil toneladas de REEE, o que corresponde a mais do dobro do que foi conseguido em igual período em 2007”, afirma João Afonso, director executivo da Worten. No cumprimento da legislação actualmente em vigor, em que os retalhistas têm, na compra de um EEE novo, que receber o EEE obsoleto com função idêntica, “a Worten recolheu, no ano passado, um total de 1.087 toneladas de REEE, o equivalente a cerca de 150 mil equipamentos”.


Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos