Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB

Estudo Avaya identifica prejuízos associados à ausência temporária dos trabalhadores das pequenas empresas
2008-06-09

De acordo com um estudo da Avaya, um quinto das empresas inquiridas que empregam 20 a 80 trabalhadores, estimam a perda de 30 mil euros por ano devido ao absentismo temporário dos seus trabalhadores, em situações do dia-a-dia como más condições atmosféricas, doença ou atrasos/cancelamentos de reuniões externas.

Apesar da maior parte dos responsáveis de topo das pequenas e médias empresas concordar que a produtividade das suas empresas sai afectada com a ausência dos seus trabalhadores, só 20 por cento tem estimado um valor para este prejuízo.

O estudo, efectuado junto de administradores, presidentes e directores de divisão de empresas do Reino Unido, revela ainda que 80 por cento dos inquiridos gostaria de permitir aos seus colaboradores trabalhar um dia por semana a partir de casa. No entanto, os responsáveis de topo colocam algumas reservas à capacidade de avaliar efectivamente a produtividade num cenário de teletrabalho.

Aumentar a flexibilidade do local de trabalho dos colaboradores de uma pequena ou média empresa poderia traduzir-se em diversos benefícios. Segundo o estudo da Avaya, 55 por cento dos inquiridos referiram que os seus empregados são afectados negativamente com o percurso casa-trabalho, enquanto mais de 60 por cento revelaram que o mau tempo encerrou o seu negócio pelo menos uma vez nos últimos três anos. Para 10 por cento das empresas deste estudo, o encerramento prolongou-se por seis a 20 dias.

Banco de imagens

Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos