A Ecopilhas espera vir a ultrapassar os resultados conseguidos em 2007 e atingir os 20.000.000 de pilhas e acumuladores recolhidos em Portugal.
Segundo Eurico Cordeiro, director geral da Ecopilhas, a recolha e reciclagem das pilhas cresceu mais de dez por cento para os 19 milhões de unidades deste tipo de resíduos.
Em apenas quatro anos, a Ecopilhas já assegurou a recolha e envio para reciclagem de mais de 61 milhões de pilhas e acumuladores usados. No ano passado foram colocados no mercado português 110 milhões de pilhas e acumuladores, cerca de 2.500 toneladas, das quais 84 por cento são pilhas e 16 por cento são acumuladores. Do total de pilhas e acumuladores introduzidos no mercado, as alcalinas representam mais de metade do total, com 65 por cento, seguidas pelas de zinco carbono, com 17 por cento;
Os resultados obtidos por Portugal, no que concerne à reciclagem deste fluxo de resíduos, possibilitam-lhe ocupar o sexto lugar no ranking dos países da União Europeia, a seguir a países como a Alemanha, Holanda, Áustria, Bélgica ou França.