Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB

Ministro do Ambiente e Pingo Doce promovem redução do consumo de sacos de plástico
2008-06-06

O Ministro do Ambiente, do Ordenamento do Território e do Desenvolvimento Regional, Francisco Nunes Correia, o secretário de Estado do Ambiente, Humberto Rosa, o director geral da Agência Portuguesa do Ambiente, António Gonçalves Henriques ,e o CEO do Grupo Jerónimo Martins, Luís Palha da Silva, estiveram hoje, dia 6 de Junho, na loja Pingo Doce de Alcântara para assinalar o lançamento da Campanha de Sensibilização para a Redução do Consumo de Sacos de Plástico, lançada por aquele Ministério, a propósito do Dia Mundial do Ambiente.

O Pingo Doce, insígnia do Grupo Jerónimo Martins, aderiu desde logo à iniciativa, que visa a produção e distribuição de sacos de pano, com o objectivo central de sensibilizar os consumidores para a substituição dos habituais sacos de plástico, prejudiciais ao ambiente.

Segundo Pedro Soares dos Santos, administrador executivo responsável pelas Operações da Distribuição Alimentar do Grupo Jerónimo Martins, “o Pingo Doce identificou-se de imediato com esta iniciativa lançada pelo Ministério do Ambiente, considerando-a consistente com a posição da companhia face a esta matéria. Em 2006, o Pingo Doce introduziu novos sacos nas suas lojas, mais resistentes, maiores e reutilizáveis, o que, juntamente com a cobrança dos mesmos, deu origem a uma redução de 60 por cento no consumo de sacos de plástico nas suas lojas. Ao aderir a esta iniciativa, o Pingo Doce vai oferecer aos seus clientes sacos de pano reutilizáveis, sensibilizando, uma vez mais, consumidores e público em geral para esta temática.”

A redução de 60 por cento no consumo de sacos de plástico, verificada em 2007, traduz-se numa redução de 400 toneladas de resíduos plásticos depositadas em aterro, 950 toneladas de dióxido de carbono emitidas para a atmosfera e 750 toneladas de petróleo e gás natural.

O Programa Ambiental do Pingo Doce visa a melhoria contínua do desempenho ambiental das suas actividades e a promoção da utilização racional de recursos nas lojas e centros de distribuição, num trabalho conjunto em que o papel dos fornecedores para a minimização dos impactes ambientais, aliado ao contributo de consumidores e colaboradores, é fundamental.

Esta preocupação reflecte-se igualmente ao nível dos produtos marca própria comercializados pela insígnia que, para além de cumprirem a legislação ambiental em vigor, tentam minimizar impactos nesta área. Exemplo disso são as embalagens de atum Pingo Doce, que receberam o selo “Dolphin Safe”, uma certificação que atesta que a pesca deste atum é feita em locais específicos e com determinados métodos por forma a não prejudicar as comunidades de golfinhos. Também o detergente líquido super concentrado UltraPro reflecte a redução das matérias-primas e energia necessárias à sua produção e transporte, ou seja, uma redução significativa do consumo de água, cartão, plástico e combustíveis.


Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos