Dez novas lojas Fnac vão abrir fora de França em 2008.
Em Abril, a insígnia já inaugurou três destes pontos de venda, incluindo um em Portugal, mais precisamente em Viseu, a par de outros dois na Suíça e na Grécia.
No final de 2008, a Fnac terá uma rede de 63 pontos de venda repartidos em sete países que não a França. As 54 com que iniciou o ano representavam já 30 por cento do seu volume de negócios total. O objectivo é que o negócio internacional da Fnac gere 50 por cento das receitas, até 2011.
Para o alcançar, o ritmo de aberturas de novas lojas vai ainda acelerar, atingindo uma média de 10 a 15 novos pontos de venda por ano, durante os próximos cinco anos.
Espanha e Portugal fazem parte dos negócios mais rentáveis. Em Portugal, onde a Fnac está presente há dez anos, a rede de lojas deverá crescer para 20 pontos de venda. Em Espanha serão 30 e será também este o mercado para onde será “exportado”, pela primeira vez, um novo modelo de loja na periferia, que está a ter um bom desempenho em França. Este formato propõe uma oferta de produtos técnicos em livre serviço com um posicionamento de preço agressivo. A primeira destas lojas deverá abrir no centro comercial Plazza Imperial, a uma dezena de quilómetros do centro da cidade de Saragoça, onde a Fnac tem já uma loja.