Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB
EWRN estuda harmonização da classificação de Equipamentos Eléctricos Electrónicos
2008-06-04

Realizou-se em Varsóvia, na Polónia, de 26 a 27 de Maio, a quarta conferência da EWRN – European WEEE Register Newtwork, que congrega as entidades de registo europeias, nomeadamente a portuguesa, a Associação de Registo de Equipamentos Eléctricos e Electrónicos (ANREEE).

A necessidade de harmonização da tipologia usada na classificação de Equipamentos Eléctricos e Electrónicos (EEE) foi o tema que dominou a discussão.

Durante a conferência, que contou com a presença de 16 países, o ponto principal foi a apresentação da proposta do grupo de trabalho de scoping, em que Portugal tem participado activamente, com vista ao encontro de uma plataforma homogénea de procedimentos para o enquadramento ou não de equipamento eléctrico e electrónico, à luz da Directiva 2002/96/CE, em toda a Europa. “A par de definições comuns de peso de equipamento, equipamento para uso doméstico e industrial, a definição de enquadramento de equipamento agora apresentada constitui uma peça fundamental para uma estratégia de harmonização europeia”, afirma Rui Cabral, director executivo da ANREEE, presente no encontro. “Trata-se de uma aposta muito séria para que as entidades de registo europeias envolvidas possam oferecer aos produtores de EEE condições de igualdade de tratamento no mercado livre europeu”, acrescenta.

A proposta apresentada, e já subscrita pela Alemanha, Reino Unido, Espanha, Dinamarca e Portugal, vem permitir que um mesmo equipamento passe a ter nos vários países da União Europeia a mesma classificação. “Evitar-se-á assim assimetrias tão comuns em equipamentos correntes como aparelhos de ar condicionado, os quais têm sido objecto de classificações e enquadramentos diferentes, consoante o mercado”, esclarece Rui Cabral.


Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos