Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB

Amb3E avança com campanha sobre valorização de lâmpadas
2008-06-03

A Amb3E – Associação Portuguesa de Gestão de Resíduos de Equipamentos Eléctricos e Electrónicos (REEE) iniciou uma nova campanha publicitária de sensibilização aos consumidores.

“Livre-se do seu mono já!” continua a ser o mote das campanhas da Amb3E, que desta vez está centrada no esclarecimento sobre o correcto encaminhamento e reciclagem das lâmpadas.

A campanha inclui dois spots televisivos, que estarão no ar nos quatro canais generalistas. Os anúncios pretendem, por um lado, relembrar os consumidores que poderão entregar as suas velhas lâmpadas nos locais de compra e aquisição das novas, assim como alertar os distribuidores, retalhistas e lojistas para a obrigação legal de receber estes REEE gratuitamente, dando-lhes o devido encaminhamento. Outra das mensagens passa por informar quais os tipos de lâmpadas que a Amb3E pode recolher, onde se incluem as fluorescentes e de descarga. Fernado Lamy da Fontoura, director-geral da Amb3E, alerta para o facto “de as lâmpadas fluorescentes e de descarga em gás representarem uma das categorias de EEE (Equipamentos Eléctricos e Electrónicos) com maior utilização e, portanto, geradoras de REEE. Por outro lado, uma vez que incluem na sua composição algumas substâncias perigosas, pensamos ser muito útil que o consumidor conheça perfeitamente como deve encaminhar para tratamento e valorização este tipo de resíduos”.

O correcto encaminhamento para tratamento e valorização das lâmpadas usadas, potencia a reutilização das substâncias que constituem este tipo de equipamentos. Uma vez que têm na sua composição aproximadamente 90 por cento de vidro, o tratamento deste material resulta em várias aplicações nomeadamente, a produção de novas lâmpadas ou a utilização na construção civil. Para além do vidro, as lâmpadas incluem algumas substâncias perigosas, entre as quais o mercúrio, um elemento bio-acumulável que provoca efeitos nocivos nos seres vivos e que, portanto, não pode ser depositado na natureza.

Segundo dados da Amb3E (informação de recolha de REEE disponibilizada pelos parceiros operacionais Amb3E e informação de colocação de EEE no mercado disponibilizada pelos produtores de EEE aderentes da Amb3E), foram colocadas no mercado em 2007 mais de 2.500 toneladas de lâmpadas fluorescentes e de descarga do total de 148.712 toneladas de EEE. No mesmo ano, foram recolhidas e encaminhadas para unidades de valorização e tratamento 207 toneladas de Lâmpadas fluorescentes e de descarga. No total, a Amb3E recolheu e encaminhou para valorização mais de 20 mil toneladas de REEE, onde se incluem todos os fluxos de resíduos.


Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos