Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB

Vulcano mostra a sua nova unidade solar de Aveiro
2008-05-12

A fábrica de esquentadores, caldeiras e painéis solares da Vulcano recebeu, no passado dia 9 de Maio, um grupo restrito de jornalistas numa visita guiada às instalações em Aveiro.

Líder europeu na produção de esquentadores, fabricando cerca de 5.200 esquentadores e 800 caldeiras por dia, que são exportados para todo o mundo, e empregando cerca de mil funcionários, a Vulcano aposta também nas energias renováveis, tendo criado, recentemente, uma nova unidade de produção para painéis solares térmicos.

Durante a visita, a Revismarket observou todas as operações de fabrico e montagem dos esquentadores e caldeiras. A fábrica está organizada por “células”, onde a matéria prima é transformada em peças, passando, de seguida, para a próxima célula, sucessivamente, até chegar ao produto final. Todas as peças são testadas e têm os seu próprio controlo de qualidade, não obstante de serem realizados, posteriormente, os ensaios aos equipamentos, antes de os mesmos serem embalados para o circuito comercial.

A segunda fase da visita foi, precisamente, às instalações onde há 30 anos a Vulcano começou a fabricar os seus primeiros esquentadores e que hoje foi reconvertida na nova unidade de produção para painéis solares térmicos. Passados alguns meses de um investimento de dois milhões de euros, foi possível observar a cerca de meia centena de trabalhadores que fabricam cerca de 150 mil painéis por ano.

Sendo líder europeu na produção de esquentadores e Centro de Competência mundial para àgua quente, a Vulcano tem consciência das responsabilidades sociais que recaem sobre as indústrias e investe em tecnologias e produtos amigos do ambiente. Desta forma, uma das áreas prioritárias de actuação é o aproveitamento das energias renováveis, como é o caso da energia solar.

É objectivo da Vulcano repetir com o solar o percurso feito nos esquentadores e caldeiras, onde é, actualmente, líder mundial. Na nova área, tem uma quota de cinco a sete por cento, baseada em cálculos ainda algo difusos, dado ser uma área comercial com poucos dados concretos. “Dentro de três a quatro anos, queremos chegar aos 15 por cento. A nossa ambição é sermos também líderes no mercado solar”, afirma Gioconda Magalhães, directora de Marketing e Comunicação da Vulcano.

Neste sentido, a Bosch Termotecnologia Portugal vai investir cerca de cinco milhões de euros na nova unidade de produção solar, para reforçar a capacidade instalada. Para o efeito, a Vulcano aguarda apenas sinais do mercado e as definições legais em curso, em Portugal, mas também noutros países, já que a exportação é uma prioridade. A Vulcano tem mesmo como objectivo traçado facturar 35 milhões de euros, entre 2009 e 2010.

Leia o desenvolvimento na próxima edição da Revismarket e veja as imagens em Visita à fábrica Vulcano em Aveiro

Banco de imagens

Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos