O grupo Carrefour vai apostar em formatos de loja adaptados à realidade de cada zona.
Depois testar, durante um ano, o formato de supermercado em Espanha, a retalhista apreciou o potencial das lojas de discount de proximidade. O Carrefour experimentou três novos formatos, um mini-hipermercado de quatro mil metros quadrados Carrefour, um supermercado de 1.500 metros quadrados Carrefour Express e uma loja de discount Maxi-Dia, tendo registado crescimentos nas vendas de 40 por cento em cada categoria.
De acordo com José Luis Duran, presidente do grupo Carrefour, “a empresa consegue crescer mais rápido em termos de expansão orgânica com os novos formatos”. Na conferência de investidores, José Luís Duran referiu ainda que o Carrefour acredita conseguir uma maior quota em mercados maduros usando os novos formatos de loja.
O Carrefour planeia agora abrir centenas de novas pequenas lojas de discount na Colômbia, Polónia, Itália e França até 2008. “A estratégia do Carrefour é tentar dar aos consumidores o que eles pretendem. A localização que querem, as linhas que querem, o formato que desejam e os preços que pretendem”.