Realizou-se no passado dia 23 de Abril, no auditório do INDEG/ISCTE, a sessão de apresentação do Marketing FutureCast Lab, o primeiro laboratório de tendências em Marketing em Portugal.
A sessão goi promovida pelo GIEM – Centro de Investigação e Formação em Marketing do ISCTE, com a presença dos coordenadores científicos do projecto, Luiz Moutinho, professor catedrático no Reino Unido, Vicente Rodrigues e Pedro Dionísio, professores do GIEM/ISCTE, bem como da equipa de investigação e dos gestores da Mundicenter, Auchan, Grupo Sag, TAP, ANA Aeroportos, Danone, Nestlé, Galp Energia, Central de Cervejas, Unilever-Jerónimo Martins, Montepio, Santander Totta e CTT.
O Marketing FutureCast Lab visa identificar e analisar as novas tendências internacionais do marketing e o seu impacto na actividade empresarial. Surge na sequência de encontros de reflexão promovidos, em 2006 e 2007, pelo GIEM – Centro de Investigação e Formação em Marketing do ISCTE sobre as novas tendências de Marketing. Nesse encontro, concluiu-se unanimemente que é importante para Portugal aprofundar e antecipar o impacto dessas tendências, de forma a permitir que as empresas reforcem a sua competitividade nos negócios onde operam.
Com este projecto pioneiro, o GIEM – ISCTE envolve directamente as empresas no estudo do impacto do Marketing moderno junto dos clientes e consumidores. As empresas aderentes, na qualidade de financiadoras da iniciativa, têm o poder de intervir na escolha das tendências e dos temas a analisar e beneficiam, em primeira mão, dos resultados obtidos.
Além da definição dos outputs a divulgar publicamente, as empresas envolvidas participam na validação, reflexão e discussão dos resultados, recebem relatórios sobre a investigação, têm acesso a informação privilegiada sobre as grandes tendências de Marketing internacionais e podem assistir a vários seminários de divulgação dos diferentes estudos, entre outras vantagens.
O Marketing FutureCast Lab tem já um plano de actividade para dois anos, ao longo dos quais vai aplicar várias metodologias inovadoras para estudar 120 tendências de Marketing emergentes, definidas por um Advisory Board, no qual têm assento todas as empresas aderentes. No primeiro ano, serão estudadas 60 tendências globais de Marketing e elaborados 60 digests sobre as mesmas. Serão igualmente realizados seis estudos que darão origem a vários relatórios analíticos sobre temas transversais à maior parte dos sectores de actividade.