A Amb3E – Associação Portuguesa de Gestão de Resíduos de Equipamentos Eléctricos e Electrónicos recebeu e encaminhou para reciclagem mais de 20 mil toneladas de resíduos de equipamentos eléctricos e electrónicos (REEE) em 2007.
No ano passado, a Amb3E disponibilizou mais de 100 novos locais de recepção de REEE, aumentando a sua taxa de cobertura territorial em todos os distritos do país face a 2006, incluindo os arquipélagos dos Açores e Madeira. “Em 2007 ultrapassámos a percentagem de reutilização, reciclagem e taxa de valorização de REEE recepcionados, em todas as categorias”, afirma Fernando Lamy da Fontoura, director geral da Amb3E. Referindo-se aos resultados do ano passado, o responsável da Amb3E sustenta que, “para primeiro ano completo de actividade operacional, a comparação com os nossos parceiros europeus na mesma situação de evolução é francamente positiva”.
Até ao final deste ano, a Amb3E tem como perspectiva atingir as 30 mil toneladas de REEE recolhidas, dando cumprimento às metas traçadas pela União Europeia (4 kg/habitante/ano), bem como aumentar a sua rede para 250 locais de recepção.
De forma a dar continuidade a este desempenho, a Amb3E pretende dar seguimento às suas campanhas e acções de sensibilização em 2008, alertando os portugueses para a importância do correcto encaminhamento dos REEE para reciclagem e informando-os sobre os locais adequados e mais próximos onde, comodamente, os podem depositar. “Queremos que Portugal incremente a sua performance ambiental e se coloque ao nível de outros parceiros europeus. Este objectivo é concretizável através de mais e melhor comunicação sobre as vantagens da reciclagem destes resíduos e levando para mais perto dos consumidores os locais de recepção de REEE”, sublinha Fernando Lamy da Fontoura. “Uma das novidades para este ano é que a Amb3E decidiu aumentar a sua meta em matéria de locais de recepção a criar no país, de 250 para 500”, anuncia.
Em 2007 e 2008, a Amb3E deu início a várias acções de comunicação junto dos consumidores e do público em geral. Depois da campanha “Electro-Tocados”, que arrancou, numa primeira fase, em Setembro de 2007, a Amb3E decidiu relançar a iniciativa que no primeiro ano chegou a 193 mil lares em todo o país, ultrapassando largamente o objectivo previamente traçado de 164 mil lares. “Os valores registados na primeira edição desta iniciativa e os objectivos traçados para 2008 justificam o regresso da campanha ‘Electro-Tocados’ numa tournée pelo país. Esta iniciativa está a ser, desde o início, um sucesso e este ano pretende ser ainda mais ambiciosa nas suas metas”, frisa Fernando Lamy da Fontoura. Neste, ano a Amb3E pretende atingir mais de 400 mil lares.
Quanto à iniciativa “Ponto Electrão”, encontram-se já colocados, em cinco centros comerciais Sonae Sierra. este tipo de estrutura modular. “Neste ano, estamo-nos a preparar para alargar o âmbito de cobertura do Ponto Electrão. É outro dos objectivos que assumimos para que cada vez mais o destino adequado dos REEE esteja ao alcance dos consumidores”. Novidades este ano são ainda a campanha iniciada com a Deco e as parcerias/protocolos firmados com entidades como a Rádio Popular, Liga dos Bombeiros Portugueses, entre outros.