A Confederação Portuguesa das Micro, Pequenas e Médias Empresas (CPPME) defende o encerramento total do comércio ao Domingo, alegando, em comunicado, que seria “benéfico para o equilíbrio de todos os formatos comerciais”.
A CPPME assegura que a abertura total do comércio ao Domingo só irá beneficiar quem tem o poder financeiro para investir e que, “em vez de criar qualquer posto de trabalho adicional ao existente, vai fazer com que muitas Micro e Pequenas Empresas possam piorar, ainda mais, os seus resultados”. A CPPME acredita que a liberalização dos horários do comércio será “mais um instrumento que fará com que os consumidores se afastem cada vez mais do comércio existente nas ruas das nossas urbes”.
Para a CPPME, a abertura dos formatos de média dimensão, como supermercados pertença dos mesmos grandes grupos, “serviram de ‘lebres’ para que agora pudesse vir a servir de justificação moral da sua argumentação”.
A haver uma excepção na abertura aos domingos, conclui a CPPME, deveria sê-lo para protecção comercial das Micro e Pequenas Empresas, permitindo a espaços comerciais com área igual ou inferior a 300 metros quadrados, desde que não sejam directa ou indirectamente pertença de Grandes Consórcios nacionais ou internacionais”.