Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB
Espanha: Lojas localizadas na periferia das cidades com potencial de crescimento
2008-03-14

Apesar da crise do crédito, ainda existem oportunidades para os retalhistas e promotores imobiliários que privilegiam as localizações fora das cidades. Segundo uma pesquisa da Verdict Research, os países mediterrâneos mostram o maior potencial para um rápido desenvolvimento.

Contudo, no futuro, estas oportunidades tornar-se-ão mais difíceis de encontrar. As melhores localizações estão a ser esgotadas, no Sul da Europa, enquanto no Norte os retalhistas terão de se focar na recuperação de espaços já existentes..

Nos últimos cinco anos, as grandes lojas, sobretudo na área de bricolage e mobiliário, tiveram um forte impacto na disponibilidade de localizações. Espanha e Itália ainda são mercados atractivos para os promotores, uma vez que o conceito destas lojas ainda é relativamente novo, introduzido por retalhistas internacionais que desejam uma quota destes mercados. Em Espanha, o espaço deverá crescer 25 por cento até 2012.

Nos mercados mais maduros, no entanto, sobretudo em países como o Reino Unido, Holanda, França e Alemanha. A falta de localizações vai forçar os retalhistas a focarem-se no comércio de rua e em centros comerciais.

Existem, no entanto, ainda algumas oportunidades de crescimento para estes retalhistas, proporcionadas pela disseminação da Internet e o crescimento dos serviços de entrega ao domicílio.

Banco de imagens

Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos