Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB

Sony assume nova política ambiental
2008-02-26

A Sony anunciou novas iniciativas na área do seu compromisso ambiental a longo prazo. No passado dia 15 de Fevereiro, a companhia organizou, em conjunto com a WWF, a cimeira “Climate Savers” em Tóquio. Juntamente com outras 11 importantes companhias internacionais, a Sony assinou“Declaração de Tóquio”, com o objectivo de travar o aquecimento global e impulsionar uma mudança global na indústria.

Esta declaração prevê iniciativas de maior alcance por parte de companhias globais líderes, no sentido de actuar sobre as alterações climatéricas. A iniciativa inclui a promoção de um estilo de vida com emissões reduzidas de carbono junto dos consumidores e dos clientes e pretende que a Pegada de Carbono, provocada pelas actividades da empresa, se torne mais transparente, preconizando iniciativas que permitem reduzi-la.

Para realçar a transparência das suas actividades ambientais, a Sony Europa introduziu um programa integrado de comunicação ambiental. No coração desta nova iniciativa encontra-se uma comunicação transparente e consistente sobre as suas credenciais ambientais junto do consumidor, reflectindo os diversos níveis do seu plano a longo prazo para reduzir o impacto das suas actividades no meio ambiente, com a denominação simples “Produto, Processo, Planeta”. Esta iniciativa de comunicação abrange todos os pontos de contacto com o consumidor, incluindo um site “eco” (www.sony.eu/eco) e a divulgação da informação Produto, Processo, Planeta em comunicados à imprensa específicos de produto. Esta plataforma de comunicação integrada também irá abranger toda a literatura informativa do consumidor.

“Produto” descreve as inovações e actividades que a Sony está a empreender no sentido de tornar os seus produtos mais “eco” conscientes. Com 66 por cento das vendas da Sony a serem geradas pelos seus produtos de electrónica de consumo, a eficiência energética desses mesmos produtos desempenha um papel fundamental na redução da sua Pegada de Carbono no meio ambiente. Além da conservação ambiental nos locais, a Sony está a investir na pesquisa e desenvolvimento para melhorar o seu “know-how” tecnológico e a performance ambiental dos seus produtos incluindo a maximização da eficiência energética e a utilização de materiais reciclados. Uma vez que os produtos de TV são globalmente responsáveis por 76 por cento das emissões de CO2 dos produtos Sony, a Sony reduziu drasticamente o consumo de energia dos seus televisores LCD.

“Processo” descreve as medidas que são efectuadas para tornar os processos mais eficientes e minimizar o impacto ambiental, por exemplo, a utilização de materiais inovadores e reciclados. A Sony está determinada em aumentar a utilização de energia renovável até 2010 e tenciona quadruplicar o volume global de energia renovável por si utilizada em todo o mundo. No Japão, a Sony é de longe a maior companhia individual compradora de energia renovável ascendendo a 33 por cento. Na Europa, a Sony aspira poupar o equivalente a 30 mil toneladas de CO2 até 2010, um valor três vezes superior ao nível de 2006. Desde Novembro de 2007, a energia utilizada na unidade de produção DADC da Sony em Anif, na Áustria, bem como da companhia de vendas na Áustria, é 100 por cento derivada de fontes renováveis, representando uma redução anual das emissões de CO2 de aproximadamente 11 mil toneladas.

“Planeta” descreve as actividades ambientais transversais desenvolvidas pela Sony para reduzir o seu impacto directo e indirecto sobre o planeta. Ao aderir ao “Climate Savers Programme”, em 2006, a Sony assumiu o compromisso de reduzir em absoluto sete por cento das emissões gasosas que provocam o efeito de estufa até 2010 comparativamente aos níveis produzidos em 2000, pelas suas actividades mundiais.


Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos