A Amb3E - Associação Portuguesa de Gestão de Resíduos de Equipamentos Eléctricos e Electrónicos inaugurou dia 8 de Fevereiro o Ponto Electrão no centro comercial CascaiShopping, uma estrutura onde qualquer pessoa pode depositar para reciclagem os seus resíduos de equipamentos eléctricos e electrónicos (REEE). A cerimónia de inauguração contou com a presença de Humberto Rosa, Secretário de Estado do Ambiente, que acredita que esta solução portuguesa possa ser exportada para a Europa.
Disponível no piso 0 Parque Nascente, junto à entrada da porta C&A, o Ponto Electrão está apto a receber REEE com dimensões até 55 centímetros, excluindo lâmpadas e microondas. Inédita na Europa, esta iniciativa da Amb3E visa uma aproximação ao cidadão-consumidor, facilitando o correcto depósito de REEE, contribuindo para o aumento dos níveis de recolha, reciclagem, tratamento e valorização deste tipo de resíduos. "O Ponto Electrão vem facilitar a vida de todos. Agora, já ninguém terá desculpa para pôr no lixo comum os seus REEE. Estamos certos de que com a criação do Ponto Electrão facilitamos a vida das pessoas no seu processo de reciclagem dos seus equipamentos eléctricos e electrónicos em fim de vida", sublinha Fernando Famy da Fontoura, director-geral da Amb3E.
Numa primeira fase, o Ponto Electrão vai estar disponível também nos parques de estacionamento dos centros comerciais e de lazer Sonae Sierra, incluindo o Centro Colombo, o GaiaShopping, o NorteShopping e o Centro Vasco da Gama. O primeiro Ponto Electrão foi colocado no passado dia 18 de Dezembro, no Centro Colombo, onde já foram depositadas quantidades significativas de resíduos. O alargamento da rede de recolha a todo o país está previsto para breve. Neste momento, a Amb3E encontra-se a estudar as diversas possibilidades de localização, uma análise que estará concluída dentro de três a quatro semanas. O objectivo é cobrir os 19 centros comerciais Sonae Sierra, mas, em simultâneo, estão em contacto com algumas cadeias retalhistas, como a Rádio Popular, com a qual já desenvolvem um projecto conjunto, assim como com a Leroy Merlin, o Aki, o E.Leclerc e a Euronics. Como avança Fernando Lamy da Fontoura, o objectivo é que os Ponto Electrão sejam colocados em locais de grande visibilidade e afluência de visitantes.
Veja as fotografias da cerimónia de inauguração no Banco Imagens.