A Fujitsu Services inaugurou o seu Centro de Competência dedicado às Service Desks que, a partir de Lisboa, fornecerá serviços para 40 mil utilizadores, em 106 países e em 12 línguas (português, inglês, italiano, espanhol, alemão, francês, holandês, polaco, grego, turco, sueco e dinamarquês).
A inauguração decorreu ontem, dia 29 de Janeiro, e contou com a presença do Primeiro Ministro, José Sócrates, David Courtley, CEO do grupo Fujitsu Services, Andrew MacNaughton, director da Fujitsu Services para a Europa, e Carlos Barros, recentemente nomeado director geral da Fujitsu Services Portugal.
A Fujitsu espera investir 10 milhões de euros neste Centro de Competência até ao final de 2008 e 4,2 milhões de euros em cada ano subsequente. Cerca de 80 por cento deste investimento será canalizado para as pessoas, ao nível de salários, formação, recrutamento e gestão. O objectivo passa por empregar cerca de 500 pessoas neste centro já no final de 2008.
As vantagens que permitiram à Fujitsu trazer o novo Centro de Competência para Portugal assentam na capacidade de desenvolver rapidamente equipas com apetência para falar diversos idiomas, na proximidade geográfica com os grandes centros de decisão europeus e no forte alinhamento cultural, fundamental neste tipo de serviço, que assenta no contacto directo com os utilizadores, na compreensão dos seus problemas e na resolução rápida, desde a origem. Segundo Carlos Barros, “a abertura deste Centro de Competência premeia a nossa continuada aposta na qualificação dos recursos humanos, tornando Portugal um ponto de referência para o investimento do grupo Fujitsu, posicionando Lisboa como uma capital tecnológica. Projectos nascidos localmente como o inStorevision, ao nível do mercado de redes digitais, o Smartdocs, na área da desmaterialização de documentos e processos, ou as soluções inovadoras para a frente de loja no retalho continuarão a sua afirmação a nível internacional, demonstrando a competência e qualificação dos recursos que a Fujitsu detém em Portugal.”
O modelo de serviço utilizado neste Centro de Competência (Sense and Respond) foi já premiado internacionalmente pelos resultados que atinge ao colocar as pessoas no centro da operação, através da formação contínua dos colaboradores, desenvolvimento de competências específicas e definição de carreiras e progressão profissional. Desta forma, a Fujitsu irá conseguir criar valor e quadros de elevada qualificação nas TI no país.