Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB

FEUP e Qimonda consolidam parceria
2008-01-17

A Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) acaba de assinar um protocolo de cooperação com a Qimonda Portugal, multinacional com sede na Alemanha e que se dedica ao fabrico de memórias DRAM, destinadas a computadores, servidores e outros terminais digitais, como leitores de MP3, telemóveis, câmaras fotográficas digitais e consolas de jogos, entre outros.

Ao abrigo do acordo, assinado ontem, dia 15 de Janeiro, nas instalações da Qimonda Portugal, em Vila do Conde, alunos e docentes da FEUP poderão conhecer de perto projectos de Investigação & Desenvolvimento (I&D) em ambiente industrial, ao mesmo tempo que promoverão o intercâmbio de ideias, conhecimentos e experiências com colaboradores da Qimonda Portugal.

As duas instituições têm vindo a cooperar desde há algum tempo, como é exemplo a disciplina “Teste de Sistemas Electrónicos”. A cadeira tem a duração de um semestre e proporciona aos alunos do quinto ano da opção de Telecomunicações, do Mestrado Integrado em Engenharia Electrotécnica e de Computadores, uma ligação directa ao mundo da I&D. Os alunos da FEUP podem, deste modo, aceder remotamente a equipamentos de elevada sofisticação tecnológica e que implicam investimentos avultados.

Além desta disciplina, a ser leccionada desde há cerca de quatro meses, a FEUP e a Qimonda comprometem-se a colaborar, tendo como destinatários os alunos dos cursos de Informática e Computação, de Mecânica, Metalúrgica e de Materiais e de Engenharia Industrial e Gestão. Entre outros aspectos, os alunos serão acolhidos na Qimonda Portugal para estágios curriculares e profissionais, tendo em vista a sua integração no mercado de trabalho. Actualmente, decorrem três projectos conjuntos de mestrandos da FEUP, todos na área da Engenharia de Materiais, estando em fase adiantada de contactos mais três projectos ligados à Engenharia Mecânica e um outro à Engenharia Electrotécnica.

A FEUP terá oportunidade, através dos seus docentes, de realizar estadias na Qimonda Portugal por um período mínimo de um ano, de modo a que possam participar numa actividade de I&D em ambiente real. Os alunos serão naturais candidatos ao “Prémio Qimonda Portugal”, destinado a galardoar o discente que conclua os cursos de Mestrado Integrado em Engenharia Informática e Computação e de Engenharia Electrotécnica e de Computadores com a nota mais elevada, nunca inferior a 16 valores.

Banco de imagens

Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos