A IKEA confirmou o seu plano de investimento de 450 milhões até 2010 em Portugal, envolvendo áreas comerciais e industriais, no seguimento do Memorando de Entendimento assinado com a API – Agência Portuguesa para o Investimento, em Janeiro.
O plano contempla a instalação de uma unidade fabril Swedwood, cuja produção de mobiliário será, em 90 por cento, destinada à exportação. Segundo a IKEA, três localidades são candidatas à instalação da fábrica, nomeadamente Paços de Ferreira, Paredes e Estarreja, sendo a decisão final anunciada em Agosto. A unidade de produção ocupará uma superfície de 250 mil metros quadrados e dá emprego directo a 225 pessoas.
O investimento da empresa sueca prevê ainda a construção de três novas lojas IKEA, uma das quais em Matosinhos com abertura prevista para 2007. Até 2010 a IKEA quer também edificar dois centros comerciais, um deles ligado à loja de Matosinhos e o outro agregado a um dos futuros pontos de venda da IKEA em Lisboa.
Numa segunda fase, o plano da IKEA contempla a abertura de mais duas lojas, o que supõe um investimento adicional de 100 milhões de euros e a criação de um mínimo de mil postos de trabalho. A IKEA investe assim, em Portugal, até 2015, um total de 527 milhões de euros, incluindo a loja de Alfragide.