Os dados dos Quadros de Pessoal do Ministério da Segurança Social e do Trabalho, disponíveis no sistema de informação Sales Index da Marktest, indicam que existem mais de 312 mil empresas em Portugal.
Referentes ao ano de 2004, os dados revelam que estão ao serviço nestas empresas 2.912 mil pessoas. A facturação média por empresa, nesse ano, foi de 893 mil euros.
No mesmo ano, a facturação total das empresas portuguesas ultrapassou os 279,5 mil milhões de euros. O volume de negócios registado nas empresas do concelho de Lisboa ultrapassou os 82 mil milhões de euros o que representou 29 por cento da facturação nacional. O concelho de Oeiras é primeiro na lista de concelhos com maior valor médio de facturação por empresa, registando 3.445 mil euros. Segue-se o concelho de Lisboa e o de Palmela com facturações acima dos 2.800 mil euros. É ainda de salientar que apenas 24 concelhos registaram uma facturação acima da média.
Em Portugal estão contabilizadas uma média de nove pessoas ao serviço por empresa. Os concelhos de Azambuja e Oeiras são os que apresentam maior número médio, 18 e 16 pessoas, respectivamente. Abaixo do valor médio nacional encontram-se 247 concelhos, destes, 10 concelhos não vão além dos quatro trabalhadores por empresa, o valor mais baixo.