Até ao próximo dia 5 de Janeiro, o comércio português vai estar visível nas principais zonas fronteiriças de Espanha numa campanha multimeios desenvolvida pela APED com o claim “Siga esta estrela”.
A APED aposta numa rede de muppies e em spots nas principais rádios do país vizinho para anunciar o início da época de saldos portugueses e, assim, apelar às últimas compras antes do Dia de Rei, a data de troca de prendas em Espanha.
De acordo com Luís Vieira e Silva, presidente da Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição, “esta iniciativa da APED reforça o compromisso em divulgar e estimular o comércio português dentro e fora do país. Primando sempre por transmitir uma imagem do sector associada à excelência e multi-oferta, capaz de satisfazer todos os consumidores”.
A actual Lei para os saldos no comércio entrou em vigor a 25 de Abril deste ano. O Decreto-Lei 70/2007, de 26 de Março, revogou o Decreto-Lei 253/86, de 25 de Agosto do ano anterior. Em suma, para além de antecipar e prolongar os períodos de saldo, o Decreto-Lei 70/2007 actualiza as multas e proíbe a utilização, durante as vendas com reduções de preço, de outros termos que não sejam "saldos", "promoção", ou "liquidação".
Os saldos passaram, assim, a realizar-se unicamente de 28 de Dezembro a 28 de Fevereiro (em vez de 7 de Janeiro a 28 de Fevereiro), e de 15 de Julho a 15 de Setembro (em vez de 7 de Agosto a 30 de Setembro), só podendo acontecer em fim de estação e com a finalidade de "escoamento acelerado das existências". As promoções destinam-se a incrementar a venda de um determinado artigo, ou ao lançamento de um produto novo, e não podem acontecer em simultâneo com saldos. As liquidações têm "carácter excepcional" e só devem realizar-se em caso de interrupção da actividade no estabelecimento.