O grupo Jerónimo Martins chegou a acordo para adquirir ao grupo Tengelmann as empresas de discount sob a marca Plus que operam em Portugal e na Polónia.
A aquisição das operações da Plus, em Portugal e na Polónia, no montante aproximado de 320 milhões de euros, será financiada através do recurso a dívida bancária. Espera-se que a integração ocorra até ao final do primeiro semestre de 2008.
Em Portugal, a Plus opera 75 lojas com um total de 61 mil metros quadrados de área de venda, tendo reportado, no último ano fiscal, findo em Abril de 2007, vendas líquidas de 149 milhões de euros. Na Polónia, a Plus opera 210 lojas com um total de 150 mil metros quadrados de área de venda, tendo reportado, no último ano fiscal, findo a Abril de 2007, vendas líquidas de 344 milhões de euros. Estão ainda em fase de construção duas lojas Plus em Portugal e seis novas lojas na Polónia.
O processo de conversão das lojas Plus em lojas Pingo Doce demorará cerca de seis a doze meses. No caso da Biedronka, o processo de conversão será facilitado pelas semelhanças existentes entre os dois formatos.
Num período de três anos, a Jerónimo Martins prevê que as lojas adquiridas, em cada um dos países, apresentem um desempenho operacional equivalente ao actual desempenho das cadeias do grupo, nomeadamente devido ao efeito de escala obtido com esta operação.
Com esta aquisição, aJerónimo Martins vê também reforçada a sua equipa com os 3.650 colaboradores da insígnia Plus, 950 em Portugal e 2.700 na Polónia, que vêm integrar uma equipa que já conta com mais de 35 mil pessoas nos dois países.
A transacção está ainda sujeita, entre outras condições, à aprovação das autoridades competentes em Portugal e na Polónia. Assim que se obtenha a referida aprovação, a Jerónimo Martins procederá à revisão do seu portfólio de lojas e licenças atribuídas nos dois países com o objectivo de maximizar a eficiência operacional.