Grupo Koç adquire a totalidade das acções da Grundig Multimedia B.V.
O grupo turco Koç passou a deter, desde a passada Terça-feira, dia 18 de Dezembro, a totalidade das acções da Grundig Multimedia B.V., a empresa-mãe da Grundig Intermedia GmbH.
Desde 2004 que a Grundig é detida em partes iguais pela empresa britânica de electrónica de consumo Alba plc. e pela Beko Elektronik, empresa holding da Koç. A aquisição da participação da Alba plc. por parte do grupo Koç, que se encontra entre as 200 maiores empresas do mundo, confirma, segundo a empresa, a generalizada noção de confiança na continuação do desenvolvimento favorável da Grundig após a sua bem sucedida consolidação. “Com este passo, o grupo Koç dá provas de uma enorme confiança no nosso trabalho e, simultaneamente, confirma que estamos no caminho certo”, afirma Michael Peterseim, director geral da Grundig Intermedia GmbH, a propósito das alterações à estrutura accionista. “A nossa actividade quotidiana não sofrerá grandes alterações embora se preveja que os processos de coordenação sejam optimizados em virtude de passarmos a discutir estratégias e planos de acção apenas com um accionista e não com dois".
Michael Peterseim espera que a plena integração no grupo Koç resulte num desenvolvimento ainda mais positivo para a Grundig. “O grupo Koç é uma das 200 maiores empresas do mundo e detém uma enorme experiência e sólida posição no sector de electrónica de consumo. Consequentemente, será um forte parceiro para a nossa empresa. Em minha opinião, o seu envolvimento representa um claro compromisso para com a Grundig, já que se trata de um sinal de que esta estrutura não irá ser alterada no futuro próximo”.
Para Aka Gündüz Özdemir, presidente do segmento de bens de consumo do grupo Koç e director geral da Arcelik A.S., a aquisição da participação da Alba constitui uma consequência lógica do desenvolvimento positivo da Grundig ao longo deste ano. “A Grundig é uma das marcas de electrónica mais recordadas pelos consumidores na Alemanha, o maior mercado europeu. Constitui também um dos nossos activos de electrónica mais valiosos. Crescer com as nossas marcas no sector da electrónica é uma das nossas principais estratégias. Temos confiança no promissor futuro da Grundig. Foi por esta razão que propusemos à Alba uma oferta de compra da sua participação de 50 por cento na Grundig Multimedia B.V. Estou satisfeito pelo facto da Grundig vir a tornar-se parte integral do grupo Koç e certo de que, tanto a nível nacional como internacional, contribuirá com rentabilidade, eficiência e valor acrescentado para o nosso grupo no sector da electrónica. Prosseguiremos com o reposicionamento da já bem conhecida marca Grundig, primeiro na Europa e depois no resto do mundo, com o objectivo de convertê-la numa marca global do mercado de electrónica de consumo”.
O crescimento favorável da Grundig é um dos resultados do programa “Grundig Plus”, que teve início em 2007. O conselho de administração da Grundig pretende manter esta direcção. “Desenvolvemos e implementámos o programa ‘Grundig Plus’ em estreita coordenação com ambos os accionistas”, explica Michael Peterseim. “Na sua maioria, as medidas foram já implementadas ou estão prestes a sê-lo. Tal como os nossos accionistas, acreditamos agora que detemos sólidas bases para um excelente futuro". Bases que englobam também o coração da marca Grundig, o seu próprio departamento de desenvolvimento e qualidade e o design personalizado da empresa. “A Grundig é e continuará a ser uma marca alemã”, sublinha Michael Peterseim, “que se baseia num sólido know-how em termos de desenvolvimento de produtos e que, em primeiro lugar, satisfaz as necessidades dos mercados alemão e europeu. Facto que não sofrerá alterações no futuro”.