Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB
Logiciel com nova aposta no sector do retalho e distribuição
2007-12-17

O Logigestão Retalho, que permite o controlo de stocks e vendas para lojas, foi unido ao Logigestão Comercial, de forma a oferecer um pacote mais completo que responda às necessidades das empresas do sector

O Logigestão Retalho pode ser configurado para trabalhar com a base de dados residente na loja, ou numa rede de lojas com a base de dados residente num servidor, e é constituído por um módulo de Stocks e Facturação, a funcionar no servidor da empresa, e um módulo de Vendas Retalho (POS) instalado em cada uma das lojas.

A comunicação entre cada loja e o servidor é efectuada através de um túnel (VPN) via Internet. Para esse efeito, é necessário que exista em cada loja uma ligação Internet ADSL para manter a comunicação da mesma com a rede da sede. A inovação apresentada nesta aplicação reside no facto de todos os dados de vendas e stocks estarem residentes no servidor da empresa, sendo assim possível aceder às informações de todas as lojas online. Desta forma é possível consultar as existências de um produto em cada loja a partir de outra loja.

Assim, todas as operações efectuadas nas lojas, como movimentos de transferências entre lojas ou vendas, têm como resultado transacções sobre uma única base de dados, residente no servidor da empresa. Entre várias funcionalidades, o módulo de retalho permite fazer vendas de produtos com diversas taxas de IVA, de produtos com lotes e datas de validade e vendas a dinheiro com a possibilidade de atribuição de descontos por linha, entre outras capacidades, como a integração com a contabilidade.

Por seu turno, o Logigestão para a área comercial, lançado recentemente pela Logiciel, conta com um sistema de gestão de devoluções que permite a gestão das guias de devolução de clientes e o seu tratamento, possibilitando a análise dos motivos das devoluções e a atribuição de acções a executar em função dessa análise. Estas acções desencadeiam movimentos automáticos nos respectivos armazéns, bem como a emissão de notas de crédito nos casos de aceitação das devoluções.

Associado a este módulo está também o de facturação, que permite a criação de encomendas de clientes, dando origem à emissão das facturas. Juntos, permitem a emissão dos diversos documentos de vendas em diversas divisas e, ligados ao módulo de clientes, actualizar as contas correntes bem como a contabilidade, na qual se produzem os lançamentos contabilísticos resultantes das vendas e dos movimentos de armazém. As empresas que trabalham por avenças têm aqui um precioso auxiliar, uma vez que é permitido o registo de avenças para futura emissão periódica de facturas.


Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos