Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB
Banco de Portugal quer acabar com os cheques
2007-12-14

O Banco de Portugal quer acabar com os cheques, à medida que forem sendo cada vez menos usados.

Segundo noticia a Agência Financeira, ao contrário do que acontecerá em muitos países da Zona Euro, em 2008, o Banco de Portugal optou por não acabar já com os cheques, o segundo meio de pagamento mais utilizado em Portugal, por considerar que os portugueses estão muito habituados a este tipo de pagamento. No entanto, a instituição vai aguardar que as pessoas percam, cada vez mais interesse nos cheques e está, inclusivamente, a tomar medidas no sentido de incentivar o fim do seu uso, considerando que é dos meios de pagamento menos eficientes e seguros.

A actuação do Banco de Portugal é também junto da Segurança Social e com o Fisco, com quem está a celebrar protocolos no sentido dos subsídios de doença e de desemprego e os reembolsos do IRS serem pagos por transferência bancária e não por cheque.

Para já, o Banco de Portugal aconselha os portugueses a evitarem passar cheques à ordem, por potenciarem roubos, desvios e utilização ilegal dos mesmos. Outra recomendação é o uso dos cheques traçados, com o nome do beneficiário preenchido e com a expressão “não à ordem”, à frente do nome do destinatário, para que o beneficiário não possa endossar o cheque.

Banco de imagens

Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos