França: Publicidade na televisão não melhora imagem das insígnias de distribuição
A abertura do mercado publicitário na televisão não modificou a imagem das diferentes insígnias em 2007. A batalha continua a travar-se em torno do preço, o que se reflecte numa maior frequentação dos hard discounters.
O Carrefour confirmou a melhoria observada em 2006. De acordo com o estudo da TNS Sofres, foi a única insígnia de hipermercados que melhorou a sua imagem, em termos de preço, este ano, tanto ao nível da imagem de primeiro preço, como da relação qualidade-preço das suas marcas próprias. Em contrapartida, perdeu um pouco no que concerne a funcionalidade, sendo apontada uma pioria no carácter prático da colocação dos produtos o que implica longos tempos de compra.
Também estável, o Auchan é a insígnia mais frequentada devido ao seu cartão de cliente, mesmo se considerada menos funcional, em 2007, tal como aconteceu com o Carrefour. O Leclerc continua a liderar para atractividade do discount, mas a TNS Sofres nota menos interesse nos seus primeiros preços. O Intermarché permanece bem posicionado em termos de preço, mesmo se os consumidores citam menos este factor como razão de frequentação. Por outro lado, a imagem das suas marcas próprias e de insígnia responsável, do ponto de vista social, melhorou.