A APCER – Associação Portuguesa de Certificação certificou ontem, dia 26, no Palácio da Bolsa, numa cerimónia organizada pelo IPQ – Instituto Português da Qualidade, as primeiras oito empresas portuguesas no âmbito do Sistema de Gestão da Investigação, Desenvolvimento e Inovação (IDI).
As oito empresas receberam a certificação da APCER são a Euroresinas – Indústrias Químicas, a Martifier Equipamentos para Energia, a TMG – Tecidos Plastificados e Outros Revestimentos para a Indústria Automóvel, a Efacec – Sistemas de Electrónica, a Mota Engil – Engenharia e Construção, a Nokia Siemens Networks Portugal, a PT Inovação, a Somague Engenharia e ainda, do grupo Somague, a Neopul – Sociedade de Estudos e Construções e a Engigás – Tecnologia Multi-Serviços de Engenharia.
A norma NP 4457:2007 - Sistema de Gestão da Investigação, Desenvolvimento e Inovação permite que as organizações que o adoptem alcancem os seus objectivos de inovação. O conceito de inovação subjacente a esta norma decorre da sua acepção como um mecanismo gerador de riqueza, cujo impacto e utilidade resulta em benefícios para a organização e para a sociedade. Um dos objectivos desta nova norma é a definição dos requisitos de um sistema eficaz de Gestão da Investigação, Desenvolvimento e Inovação, permitindo que as organizações que o adoptem alcancem os seus objectivos.