Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB
Decisão sobre compra do Carrefour pela Sonae nas próximas semanas
2007-11-26

A compra do Carrefour pela Sonae ainda está ser investigada pela Autoridade da Concorrência (AdC) mas, segundo a Agência Financeira, a decisão será revelada nas próximas semanas.

Na semana passada, por sua vez, o Jornal de Negócios tinha avançado que deveria ser detectada posição dominante em quatro locais, Telheiras, Loures, Portimão e Coimbra, pelo que estes hipermercados Carrefour deveriam, assim, passar para outra marca da Sonae Distribuição ou serem vendidas para que a concentração seja aprovada.

Um analista do Espírito Santo Research, citado pela mesma publicação, defende que a Sonae SGPS deverá tentar manter o formato dos 12 hipermercados. Mas, caso a AdC considere a existência de posição dominante, a hipótese mais provável é a alteração dos quatro hipermercados, de alimentar para não alimentar.

Ainda de acordo com o Jornal de Negócios, se se confirmar uma decisão da AdC nas próximas semanas, e se for favorável, o negócio pode realizar-se ainda este ano. A Adc terá de fazer uma proposta de parecer e os contra-interessados – até agora as únicas entidades que se constituíram como interessadas no negócio foram a Portugal Telecom e a Centromarca – têm cinco dias para se manifestar. Depois desse prazo, se nada obstruir o processo, segue-se uma assembleia geral do Carrefour Portugal onde será formalizada a venda e transferidos os recursos humanos (2.500) que a Sonae já se comprometeu a manter. Realizada esta assembleia, a Sonae tem dez dias para mudar toda a sinaléctica do Carrefour.

Recorde-se que a Sonae chegou a acordo, no passado mês de Julho, com o grupo francês para comprar a unidade portuguesa por 662 milhões de euros, representativas de 99,8 por cento do capital. A compra envolve 12 hipermercados, oito postos de combustível e 11 licenças de novas unidades comerciais, avaliados em 300 milhões de euros. Se a operação avançar, nas contas da Agência Financeira, o investimento deverá totalizar 900 milhões de euros, com a soma de mais 600 milhões de euros referentes aos novos projectos da Sonae Distribuição, 200 milhões por ano.

Banco de imagens

Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos