Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB
Novos standards do sistema GS1 são implementados na IKEA
2007-11-14

Neste Outono, os armazéns da IKEA em todo o mundo e os seus 400 maiores fornecedores irão implementar novas simbologias de códigos de barras, bem como o Código de Série de Unidade de Expedição, o SSCC, do sistema GS1.

O passo seguinte será alargar esta implementação às lojas IKEA, estando também em estudo, neste momento, a possibilidade e as vantagens da implementação de RFID – Identificação por Rádio Frequência.

Em 2004, a IKEA iniciou um estudo para identificar quais os sistemas e metodologias que deveriam ser utilizados para a rastreabilidade e como é que esses poderiam ser melhorados. Nessa data, a mercadoria não podia ser rastreada ao nível da palete fora de cada armazém da IKEA, mas somente ao nível do camião. Quando chegavam as entregas do fornecedor, estas eram acompanhadas por um documento de entrega de mercadoria, sendo que a identificação da palete só era válida apenas num único armazém. Se a palete era expedida de um armazém para outro, necessitava de ser novamente registada e este processo consumia muito tempo.

Neste contexto, a IKEA decidiu investir no sistema GS1, nomeadamente no código de palete, o SSCC – Serial Shipping Container Code, que consiste numa identificação com 18 dígitos e que é simbolizada com o código de barras GS1-128. Utilizando este identificador-chave GS1, a embalagem pode ser identificada inequivocamente por todas as partes envolvidas, incluindo fornecedores, transportadores e, neste caso, nos armazéns e lojas IKEA.

O sistema GS1 foi testado num projecto piloto nos armazéns da IKEA, em Älmhult e Torsvik, com três dos seus maiores fornecedores e rapidamente demonstrou ter muitos efeitos positivos. Primeiro, quando o armazém recebia as paletes, estas ficavam espalhadas na área de recepção esperando ser processadas antes de poderem ser movimentadas para o armazém. No projecto piloto, o código de barras da palete (GS1-128) passou a ser lido quando a mercadoria era descarregada, permitindo a sua recolha imediata pelo operador do porta-paletes e a colocação na loja. O tempo de descarga de um camião reduziu em 44 por cento e a capacidade da área de recepção da mercadoria aumentou 55 por cento.

A rastreabilidade ao nível da palete também melhorou a qualidade do produto pela simplificação dos relatórios de excepção dos armazéns para os fornecedores dado que toda a informação sobre a origem da palete está disponível

O projecto ficou concluído com sucesso no início deste Verão. Assim, neste Outono, o sistema será implementado nos armazéns da IKEA em todo o mundo, o que possibilitará o controlo de um total de cerca de 20 milhões de metros cúbicos de mercadoria por ano. A expansão do sistema GS1 a todos os armazéns iniciou-se em Setembro e, em simultâneo, está a ser implementado nos 400 maiores fornecedores da IKEA em todo o mundo. Mais fornecedores serão incluídos na próxima fase, pelo que o sistema GS1 passará a ser utilizado por cerca de 900 fornecedores.

As poupanças conseguidas pela implementação do sistema GS1 traduzir-se-ão em reduções de preços para os clientes, mas os custos e preços diminuirão ainda mais com o projecto paralelo para a implementação do sistema GS1 nas Lojas IKEA.

Após a implementação das ferramentas do sistema GS1 (o SSCC e o GS1-128), a IKEA está a analisar a possibilidade de vir a utilizar a RFID para melhorar a rastreabilidade, os relatórios de excepção e o controlo de inventário. Contudo, a utilização da RFID na IKEA depende de vários factores do mercado. Embora se espere que os custos das etiquetas e leitores de RFID venham a diminuir e se saiba que a concorrência planeia iniciativas estratégicas de RFID, é necessário definir-se um standard para a RFID, pelo que a IKEA tem estado a apoiar e acompanhar os desenvolvimentos da RFID/EPC e planeia iniciar os testes de RFID em certos fluxos de produtos nalgumas lojas durante o próximo ano.

Banco de imagens

Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos