A conferência europeia “On RFID: The Next Step to the Internet of Things”, irá ter lugar nos próximos dias 15 e 16 de Novembro, no Lagoas Park, em Oeiras, e resulta de uma colaboração entre o Gabinete do Plano Tecnológico e a Comissão Europeia – DG Information Society and Media. A organização está a cargo da UMIC, do IAPMEI e da Link Consulting.
O evento, que vai trazer a Portugal as maiores referências do panorama mundial de RFID, está inserido no âmbito da Presidência Portuguesa da União Europeia, surgindo na sequência das diversas iniciativas lançadas pela CE. A conferência tem como objectivo discutir a tecnologia RFID nas suas diversas vertentes e impactos, a nível tecnológico, de negócio e da sociedade.
A conferência surge com cinco objectivos principais, sendo o primeiro de aumentar o conhecimento sobre tópicos relacionados com RFID na União Europeia, nomeadamente os casos de sucesso da sua utilização e os impactos que pode vir a ter sobre vários sectores industriais. Um segundo objectivo é a discussão das implicações em termos de privacidade e segurança, nomeadamente se a futura “Internet of Things” irá necessitar de novos quadros legais para o seu desenvolvimento. As entidades organizadoras pretendem ainda a geração e o reforço das redes de conhecimento, bem como parcerias científico-tecnológicas para contribuir para a aceleração e progresso da RFID e da “Internet of Things”. Por fim, a conferência servirá para identificar ideias para projectos inovadores de demonstração da “Internet of Things”, tanto a nível de aplicações de negócio como da utilização da própria tecnologia. Durante a realização da conferência haverá ainda uma mostra de projectos e de tecnologia.