Estudo da McAfee revela que uma em cada quatro pessoas corre riscos sérios de roubo de identidade
A McAfee publicou recentemente um estudo onde dá a conhecer que um em cada quatro europeus corre sérios riscos de roubo de identidade ou fraude online devido à fragilidade das suas palavras passe.
Este estudo revela ainda que um quarto dos inquiridos (24%) utiliza sempre a mesma palavra passe para aceder a todas as suas contas e que aproximadamente metade (43%) nunca as altera, o que aumenta o risco de exposição da sua identidade bem como a possibilidade da sua palavra passe ser roubada ou pirateada.
Realizado pela Ciao Surveys a 3.500 pessoas, o estudo mostra que os conselhos dos especialistas em segurança para a utilização de palavras passe extensas e complexas não estão a ser seguidos. Cerca de um terço dos inquiridos afirma utilizar palavras passe com um a seis caracteres, sendo que um quarto destes indivíduos utiliza palavras passe com caracteres alfa.
Esta investigação estudou também as atitudes das pessoas em relação à segurança dos seus dispositivos móveis, nomeadamente, dos seus telemóveis, e revelou que cerca de dois terços dos inquiridos não dispõe de código PIN para protecção dos seus dispositivos. Dos inquiridos que dispõem de código PIN, 76 por cento não o alteram e 29 por cento utilizam o pré-definido por defeito.