Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB
4.ª edição do Produto do Ano bate recorde de produtos e categorias a concurso
2007-11-06

150 novos produtos, repartidos em 53 categorias, estão entre os finalistas da 4.ª edição do Produto do Ano, o que representa um crescimento de 12 por cento face à edição anterior, na qual participaram 134 produtos.

Também no número de categorias - área alimentar, higiene pessoal e do lar, bricolage, jardim, entre outras - se verifica um crescimento de 50 para 53, sinal do êxito da iniciativa e uma aposta crescente das marcas na eleição do "Produto do Ano" como ferramenta para aumentar as vendas e a notoriedade dos produtos.Os resultados obtidos colocam Portugal no primeiro lugar do ranking de número de categorias, entre os 14 países que implementam o prémio.

A Eleição do Produto do Ano premeia anualmente os produtos de consumo mais inovadores. Entre os candidatos à edição de 2008 destacam-se por exemplo o sal aromatizado, sushi congelado, cortador de papel para crianças, sacos para lavar soutiens na máquina de lavar, cogumelos refogados, entre muitos outros. Participam na edição de 2008 não só multinacionais como Reckitt Benckiser, Nestlé, Jonhson&Jonhson, Beiersdorf, entre outras. mas também PME's portuguesas como a Lacticínios do Paiva, Orivárzea, Silvex, Mendes Gonçalves, Pimensor, entre outras, num reflexo da forma como as empresas mais pequenas encaram o "Produto do Ano".

Promovido pela Peres&Partners desde 2005, à eleição do Produto do Ano podem concorrer todos os novos produtos disponíveis na grande distribuição e que tenham sido lançados nos últimos 18 meses. Os produtos inscritos foram analisados por um comité deontológico independente e qualificado que seleccionou os finalistas em cada categoria. Fazem parte deste comité representantes da APAD, APED, APODEMO, APPM, Centromarca, CIP, CPD, IMP, INPI e IPAM.

Neste momento, está em curso um estudo de mercado conduzido pela TNS junto

de mais de dois mil, num universo de cerca de cinco mil consumidores que irão

eleger os 53 produtos do ano 2008. Os vencedores terão direito de utilização, durante um ano, do logótipo "Produto do Ano 2008" para aplicação nos seus suportes de comunicação, incluindo embalagem, materiais de ponto de venda, publicidade e outros

suportes promocionais.

De acordo com dados referentes às últimas edições, o selo "Produto do Ano" permite aos produtos eleitos um crescimento médio de vendas entre os 10 e os 30 por cento.


Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos