A Ecopilhas, entidade responsável por gerir a recolha, triagem e reciclagem das pilhas e acumuladores usados, recolheu durante o primeiro semestre de 2007 cerca de 10,7 milhões de unidades destes resíduos.
Em 2006, a Ecopilhas recolheu em período homólogo 9,8 milhões de pilhas, o que comparativamente aos resultados obtidos no primeiro semestre deste ano representa um aumento de nove por cento.
Entre 2004 e 2006, anos que correspondem aos primeiros três anos de actividade desta entidade gestora, foram recolhidas mais de 41 milhões de unidades de pilhas e acumuladores usados. Em média, foram recuperadas para reciclagem, durante estes três anos, cerca de 14 milhões de unidades, o equivale a mais de 13 por cento do total de pilhas e acumuladores existentes no mercado.
As Associações de Municípios e os Sistemas Multimunicipais, a par com os hiper e supermercados, são as entidades que mais contribuem (40 por cento cada) para o esforço de recolha e para o bom desempenho de Portugal nesta área.
Portugal é o sexto classificado na União Europeia a seguir a países como a Alemanha, Holanda, Áustria, Bélgica ou França (quase todos com um histórico de pelo menos 10 anos de recolha), o que revela a grande motivação dos portugueses perante a causa da reciclagem.
A legislação europeia definiu como meta para 2012, 25 por cento de recolha de pilhas e acumuladores usados.