A Sonae Sierra e o Grupo Mall inauguraram o centro comercial e de lazer El Rosal, localizado em Ponferrada, província de Léon (Espanha), empreendimento que representa um investimento de 111 milhões eurose abriu as portas ao público no dia 23 de Outubro.
Promovido em parceria pela Sonae Sierra (70%) e pelo Grupo Mall (30%), este novo centro comercial e de lazer é o 47.º detido pela Sonae Sierra e vem gerar 1.400 novos postos de trabalho, esperando-se que receba sete milhões de visitas e atinja uma facturação de 110 milhões de euros no seu primeiro ano de actividade.
Assumindo-se como a principal referência comercial da região de El Bierzo, com uma área de influência de 178 mil pessoas, o El Rosal disponibiliza a mais variada oferta comercial nas suas 147 lojas distribuídas por uma Área Bruta Locável (ABL) de 49.500 metros quadrados sendo que 93 por cento desta superfície está já comercializada.
Álvaro Portela, CEO da Sonae Sierra, salientou “o especial orgulho sentido com a abertura do El Rosal”, sublinhando que “este projecto veio ampliar a já significativa presença da Sonae Sierra no mercado espanhol, onde passamos a deter 12 centros comerciais e de lazer, para além de significar uma aposta numa região com grande potencial”.
Com uma arquitectura harmoniosa, que procura conjugar o espaço com a comodidade e a funcionalidade, este novo centro comercial e de lazer recebeu uma decoração que respeita as características locais e onde predominam as cores quentes e acolhedoras. “É muito importante para a Sonae Sierra integrar os empreendimentos com os seus espaços envolventes e com El Rosal esse objectivo foi plenamente alcançado”, explicou José Quintela, Chief Design Officer da Sonae Sierra.
No cumprimento da política de Responsabilidade Corporativa da Sonae Sierra, o novo centro comercial obteve a certificação ambiental ISO 14001 durante a fase de construção, e que atesta a implementação das melhores práticas ambientais ao longo da fase de construção. O El Rosal respeita na íntegra o conceito de ‘centro amigo do ambiente’, com instalações e equipamentos que permitem a poupança de energia e água, a monitorização da qualidade do ar e a reciclagem de resíduos, entre muitos outros benefícios ambientais.
O centro comercial e de lazer assegura ainda as melhores acessibilidades a todos os visitantes, tendo para tal sido desenhado e construído de acordo com os critérios DALCO (Deambulación, Aprehensión, Localización e Comunicación) estabelecidos na norma UNE 17001 de Acessibilidade Global promovida pela ONCE e AENOR. Este é o terceiro centro a obter esta certificação em Espanha, depois do Luz del Tajo, em Toledo, e do Plaza Éboli, em Pinto, ambos propriedade da Sonae Sierra.