A crescente adopção de tecnologia wireless na Europa prepara-se para dar um salto significativo nos próximos cinco anos, com 48 por cento dos lares a possuírem já uma rede wireless e 41 por cento a preparar-se para ter uma num futuro próximo.
Esta conclusão está de acordo com um estudo realizado pela Lexmark e conduzido pela Ipsos a nove mil pessoas em toda a Europa. Os resultados revelam uma grande tendência em torno da adopção de um estilo de vida mais flexível, com o wireless a ser entendido como um estímulo para uma maior produtividade por 80 por cento e considerado importante para o dia a dia doméstico por 90 por cento dos inquiridos.
Mais de um quarto das pessoas que ainda não possuem uma rede wireless, conectam-se de uma forma wireless fora de casa em cafés, casas de amigos e no trabalho. Em casa, 84 por cento possui ou planeia adquirir uma impressora wireless nos próximos doze meses. Os resultados do estudo referem que esta necessidade de liberdade está pronta para continuar a crescer nas casas dos Europeus e 47 por cento elegeram o wireless como a ferramenta mais produtiva nos próximos cinco anos.
Entre os inquiridos que já fazem parte da revolução wireless, os benefícios mais notados relacionam-se todos com uma melhoria do estilo de vida. Enquanto 84 por cento dos inquiridos citaram a grande flexibilidade como a maior vantagem da rede wireless, 46 por cento nomearam a capacidade de conectar equipamento, 30 por cento referiram a poupança de tempo e 24 por cento nomearam o custo como um benefício chave.
Mas o mercado necessita ainda de ganhar um papel de maior relevo na educação. 71 por cento daqueles que não têm correntemente uma rede sentem que não sabem o suficiente sobre a área, enquanto 50 por cento dos inquiridos que possuem uma rede wireless desconhecem a segurança que têm.Segundo Luís Barbot, director geral da Lexmark Portugal, "o custo foi referido por 30 por cento dos inquiridos como uma barreira à sua adopção, mas a introdução de produtos wireless a preços mais em conta altera toda esta situação".