APED entrega petição em favor da abertura das grandes superfícies nos domingos e feriados
A Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição (APED) vai ser recebida na Assembleia da República, para se proceder à entrega de uma petição, juntamente com as 250 mil assinaturas recolhidas no âmbito da campanha “Liberte-se”, que defende o fim das limitações legais ao horário de funcionamento das grandes superfícies nos domingos e feriados de tarde.
A direcção da APED, representada pelo seu presidente, Luís Vieira e Silva, vai amanhã à Assembleia da República para proceder à entrega da petição e das assinaturas recolhidas durante o passado mês de Maio.
A cerimónia de amanhã foi preparada na sequência de uma reunião de preparação, realizada Assembleia da República no passado mês de Julho, estando previsto que a APED seja recebida pelo presidente da Assembleia da República, Jaime Gama, pelas 15h30.
No início de Julho, a APED foi também recebida pelo Ministro da Economia, Manuel Pinho, a quem teve oportunidade de informar sobre os mais recentes desenvolvimentos da campanha e sobre a grande adesão dos consumidores (mais de 250 mil assinaturas) a favor da abertura das grandes superfícies aos domingos e feriados da parte da tarde.
Recorde-se que, há cerca de 11 anos, na sequência de uma alteração legislativa, passou a ser proibida a abertura. A posição da APED sempre foi crítica relativamente a esta mudança legislativa, sustentando que "as actuais limitações aos horários dos estabelecimentos comerciais distorcem a liberdade individual do consumidor, reduzem a concorrência e inibem a liberdade de iniciativa económica privada".