Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB
Sonae Sierra e ING Real Estate apresentam projecto de renovação do Centro Colombo
2007-09-20

Ao assinalar 10 anos, o Centro Colombo, inaugurado a 16 de Setembro de 1997, vai beneficiar de uma evolução ao nível da arquitectura, do design e dos equipamentos, que visa revitalizar as suas qualidades e assegurar a continuação do êxito do centro comercial e de lazer.

Representando um investimento de 31 milhões de euros, este projecto de renovação da imagem e do ambiente do Centro Colombo encontra-se em fase de arranque e prolongar-se-á até Novembro de 2008, estando planeada de forma a causar o mínimo de incómodo aos seus mais de 26 milhões de visitantes por ano.

Paralelamente, o projecto original do Centro Colombo ficará finalmente completo com a construção já iniciada das duas torres de escritórios previstas no plano inicial do centro, o que permitirá apreender, em plenitude, o real equilíbrio arquitectónico de todo o empreendimento. “Não se trata de fazer um novo Centro Colombo, nem é isso que se pretende de um espaço que continua a ser altamente rentável e atractivo, mas sim de intervir no sentido de tornar o centro ainda mais moderno e atraente, dotando-o das mais actualizadas soluções tecnológicas e das condições que melhor correspondam aos novos gostos, tendências e necessidades dos clientes”, explica Álvaro Portela, CEO da Sonae Sierra, empresa proprietária e gestora do Centro Colombo.

Embora sustente que o Centro Colombo está longe de se encontrar desactualizado, dado estarmos perante um empreendimento extremamente inovador e avançado no tempo à data da sua inauguração, o CEO da Sonae Sierra admite que “10 anos de intensa actividade deixam sempre algumas marcas e os mais de 313 milhões de visitas que o Centro Colombo recebeu em 10 anos merecem da nossa parte todo o empenho na melhoria das condições oferecidas, seja em termos de estética, de segurança ou de funcionalidade”.

Para assegurar estes melhoramentos, o plano de renovação do Centro Colombo incidirá, de uma forma mais acentuada, na zona de restauração (Food Court), no parque de estacionamento e na área do Funcenter, aqui através da criação de uma ampla zona ajardinada e com esplanadas ao ar livre, cujo acesso se fará através de uma nova rua que ligará ao mall, proporcionando assim uma maior abertura do centro ao espaço exterior. Segundo José Quintela, Chief Design Officer da Sonae Sierra, um dos aspectos mais marcantes da renovação será, precisamente, “a possibilidade que se abrirá aos visitantes de usufruírem de um espaço de qualidade ao ar livre”. Salientando que a intervenção “respeitará a actual personalidade do centro e a temática da aventura marítima das Descobertas”, o arquitecto José Quintela sublinha que “toda a concepção da renovação visa, em primeira instância, tornar o Centro Colombo ainda mais sofisticado, sóbrio e acolhedor”.

Sem levantar completamente o véu sobre o conjunto das acções concretas que vão ser desenvolvidas, importa reter que o Food Court (esplanada comum da área da restauração) será profundamente renovado, recebendo novas cores mais suaves e diferentes elementos paisagistas relativos aos exóticos destinos das Descobertas, bem como mobiliário mais moderno e apelativo.

Também ao nível do parque de estacionamento, o maior parque de um centro comercial na Europa, com 6.326 lugares, será feita uma intervenção aprofundada com o objectivo primeiro de aumentar a luminosidade desta área e assim facilitar a circulação. Para além de mais iluminação nos acessos e de cores mais claras, o parque receberá nova sinalética de mais fácil leitura, situação que aliás será extensível a todo o centro.

No interior do mall o novo visual será obtido com uma reformulação do grafismo, com um paisagismo e mobiliário mais actuais e com a utilização de uma nova paleta de cores, evolução da existente. Refira-se que também estão previstas intervenções profundas ao nível de vários equipamentos, como é o caso dos acessos verticais (elevadores), cuja capacidade será significativamente aumentada, ou ainda das casas de banho, que serão

totalmente remodeladas.

Na opinião do arquitecto José Quintela, “o Centro Colombo passará a integrar os mais elevados e exigentes standards de qualidade adoptados hoje pela Sonae Sierra nos seus mais modernos empreendimentos, o que lhe assegura condições para prosseguir na senda do sucesso actual”.

Banco de imagens

Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos