Centromarca interessada em acompanhar o processo de análise concorrencial relativo à concentração Sonae/Carrefour
A Centromarca – Associação Portuguesa de Empresas de Produtos de Marca é interessada na análise concorrencial que decorre na Autoridade da Concorrência (AdC), em relação ao processo de concentração Sonae Distribuição SGPS, S.A. / Carrefour Portugal – Sociedade de Exploração de Centros Comerciais, S.A.
Esta operação, que envolve duas importantes empresas de distribuição a operar no mercado nacional, terá, no entender da Centromarca, reflexos a montante e a jusante na distribuição alimentar em Portugal. “A Centromarca tem presente que o mercado está em permanente evolução e, nesse sentido, reconhece a liberdade dos vários operadores em tomarem as suas iniciativas. Um mercado assim dinâmico tenderá a crescer de forma mais consolidada”.
Reconhecendo a independência e qualidade que a AdC tem demonstrado na sua actuação, a Centromarca confia que serão tidos em consideração todos os interesses em presença. Assim, a Centromarca entende que decorre directamente da sua missão acompanhar este processo disponibilizando-se para qualquer esclarecimento ou contributo que lhe venha a ser solicitado por parte da AdC na análise do impacto para os fornecedores que possam surgir desta operação.
Não decorre desta manifestação de interesse uma oposição à operação de concentração em apreço. “Decorre sim desta posição o exercício de um direito natural conferido pela legislação de concorrência e legitimado pela missão estatutária da Centromarca, de criar para as marcas um ambiente de concorrência leal e intensa que encoraje a inovação e garanta um máximo de valor para os consumidores”.