A Amb3E – Associação Portuguesa de Gestão de Resíduos de Equipamentos Eléctricos e Electrónicos (REEE), tenciona ultrapassar a recolha de 10 mil toneladas de REEE em 2007. A organização, que iniciou a sua actividade em Novembro de 2006, por licença atribuída pelo Estado, fez hoje, dia 4 de Setembro, o primeiro balanço da sua actividade, anunciando um volume de negócios na superior a 11 milhões de euros.
A actividade da Amb3E tem registado sempre uma tendência de crescimento. A associação iniciou a sua actividade com a adesão de cerca de 300 empresas produtoras e regista, neste momento, um aumento de cerca de 34 por cento. Até agora, aderiram a este sistema integral de recolha, tratamento e reciclagem de REEE, mais de 500 empresas produtoras de Equipamentos Eléctricos e Electrónicos (EEE).
Um dos pontos fundamentais para a garantia do funcionamento deste sistema de recolha, tratamento e reciclagem de REEE são os centros de recepção, locais onde o cidadão-consumidor pode e deve depositar correctamente os seus REEE. Foi, por isso, que a Amb3E tem vindo a fazer, desde Março de 2006, um enorme esforço em dotar todo o país de centros de recepção e pontos de recolha, cotando hoje já com um total de 81, que cobrem a já quase totalidade do país, incluindo as regiões autónomas, da Madeira e Açores. A Amb3E estima chegar aos 250 centros de recepção em 2008.
Para este ano, a associação estima fechar a sua actividade com uma recepção de REEE entre as 10 a 20 mil toneladas, e, assim, gerar um volume de negócios na ordem dos 14 milhões de euros. Estes valores crescem, naturalmente, para 2008, onde se perspectiva proceder à recolha de cerca de 30 mil toneladas de REEE.
No âmbito da sua actividade, a Amb3E tem vindo a manter relações fortes e constantes com diversas organizações e autoridades do Estado que a auxiliam na concretização dos objectivos de recolha de REEE. Assim, tem vindo a colaborar com a ASAE e, por outro lado, mantém estreitas relações com o Inspecção-geral do Ambiente e Ordenamento do Território, o Serviço Especial de Protecção da Natureza da Guarda Nacional Republicana e a Agência Portuguesa do Ambiente.
Todo este esforço só é eficaz se o cidadão-consumidor estiver devidamente alertado para esta realidade e consciente que os REEE têm de ser depositados nos locais devidos e que estes equipamentos em final de vida ainda têm utilidade. Nesse sentido, a Amb3E lançou, a 20 de Agosto, a campanha “Livre-se do seu Mono Já”, que assumirá duas modalidades, uma através de “spots” televisivos e outra pela colocação, em todo o país, de “outdoors” com a mesma mensagem.
Ainda e dentro desta lógica de sensibilização do consumidor, a Amb3E anunciou, hoje, o lançamento da campanha “Electro-tocados”, que se iniciará em Setembro, e que tenciona, numa primeira fase, contactar cerca de 164 mil lares, numa campanha porta-a-porta.
A associação lança ainda a campanha “Ponto Electrão” em que, numa acção junto dos retalhistas, promoverá a troca dos equipamentos eléctricos e electrónicos em fim de vida aquando da compra de um novo, que cumpra a mesma função. Por outro lado, o “Ponto Electrão” facilitará o cumprimento legal dos retalhistas na recolha dos equipamentos obsoletos, transformando essa obrigação legal numa vantagem para o seu negócio.
Todas estas campanhas lançadas e a lançar pela Amb3E são suportadas por um serviço telefónico, para onde qualquer pessoa pode ligar e ser assistida por uma equipa especializada sobre o correcto depósito dos REEE e todas as questões sobre recolha, tratamento e reciclagem de equipamentos eléctricos e electrónicos (EEE) que possam surgir. Basta ligar para o 800 262 333 para ver esclarecidas todas as suas dúvidas.