A Amb3E – Associação Portuguesa de Gestão de Resíduos de Equipamentos Eléctricos e Electrónicos celebrou uma parceria com a AMBILITAL - Investimentos Ambientais no Alentejo, Ecocentro de Aljustrel, para a constituição de um novo ponto de recolha de resíduos de equipamentos eléctricos e electrónicos (REEE), em Aljustrel, o segundo a operar no distrito de Beja.
O Ecocentro de Aljustrel, localizado na E.N. 2 – Malha Ferro, encontra-se preparado para receber todos os fluxos de REEE, desde grandes equipamentos (máquinas de lavar, por exemplo), a equipamentos de aquecimento e refrigeração, equipamentos diversos (como telemóveis e rádios, entre outros), lâmpadas, monitores e aparelhos de televisão.
Para Fernando Lamy da Fontoura, director geral da Amb3E, "a constituição deste ponto de recolha em Aljustrel é resultado do esforço continuado da Amb3E em dotar todo o país de uma rede completa de centros de recepção para REEE. Continuamos a trabalhar para garantir que a recolha e tratamento destes equipamentos seja eficaz".
Esta instalação está integrada na rede da AMBILITAL que serve os concelhos de Aljustrel, Alcácer do Sal, Ferreira do Alentejo, Grândola, Odemira, Santiago do Cacém, Sines, e cujas quantidades representam aproximadamente 376 mil toneladas/ano, correspondendo a cerca de 1,21 por cento do total da produção nacional de REEE.