Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB

Seara.com lança medidor de popularidade na Internet
2007-08-24

A Seara.com está a lançar no mercado aquela que promete ser uma das mais poderosas ferramentas de medição de popularidade e notoriedade na Internet: o E.Life. Alvo de crescente atenção por parte de diversos agentes públicos, como técnicos de marketing, decisores empresariais de topo e inclusive políticos, o E.Life quantifica e avalia de forma qualitativa o que é dito nos blogues e comunidades virtuais que se desejem incluir na análise. E como utiliza os principais motores de pesquisa como bases de trabalho, tem disponível um universo de recolha bastante abrangente.

O E.Life é um medidor do boca-a-boca gerado espontaneamente, permitindo saber que os comentários são feitos na Net em blogues, fotoblogues e comunidades on-line (Hi5 e outros alojamentos semelhantes). Isto tendo em atenção que muitos dos opinion makers têm o respectivo site, que é visitado por milhares de pessoas e é “linkado” por outros tantos cibernautas. Diversos estudos já demonstraram que a chamada comunicação boca-a-boca é crucial para, por exemplo, decisões de compra que exijam conhecimento e experiência.

As empresas serão o primeiro alvo do E.Life no que diz respeito à sua aplicabilidade, mas também instituições ou figuras públicas poderão beneficiar desta poderosa ferramenta, que analisa à lupa o que vai sendo escrito nos espaços públicos da Internet. Para isso, basta associar palavras a um determinado tema, para que depois os resultados sejam analisados por especialistas nesta área. O impacto desta comunicação pode tornar-se um dado precioso, quando aliado na definição de uma estratégia vencedora.

Em Portugal, há cerca de 2,8 milhões de portugueses com quatro e mais anos a navegar regularmente na Internet. Números recentes apontam, ainda, para que 3,5 milhões de portugueses com 15 e mais anos utilizem o e-mail regularmente, sendo que, destes, cerca de dois milhões têm mais do que uma conta. Servem estes números para ajudar a explicar a visita de 2,3 milhões de cibernautas nacionais, residentes no Continente, a sítios de comunidades virtuais, como o Hi5, o MySpace ou MSN Spaces.


Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos