No feriado de 15 de Agosto, inspectores da Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) encerraram o hipermercado Continente no LoureShopping, em Loures, que, por ser feriado, devia ter encerrado às 13 horas e estava aberto até cerca das 20 horas, altura em que foi encerrado pela ASAE.
Em declarações à agência Lusa, a directora regional de Lisboa e Vale do Tejo da ASAE, Lourdes Gonçalves, disse ter sido a própria a detectar, às "19h50, que aquele hipermercado estava a funcionar fora do horário permitido", pelo que ordenou que "suspendessem o funcionamento, ordem a que obedeceram de imediato".
Lourdes Gonçalves acrescentou que o hipermercado poderia funcionar fora do horário determinado por lei, caso tivesse solicitado e lhe fosse concedida uma "autorização especial para o fazer pela Câmara Municipal de Loures, que é quem os licencia".
A loja do Continente do LoureShopping incorre agora numa contra-ordenação, cuja instrução é da responsabilidade da ASAE embora a coima seja aplicada pela Câmara Municipal de Loures, explicou.
A directora regional de Lisboa e Vale do Tejo da ASAE não precisou, contudo, o montante da coima previsto na lei, alegando que a sanção é aplicada pela autarquia local.