Segundo um estudo realizado pela Motivação sobre as políticas de responsabilidade social e ambiental das empresas, a Sonae/Modelo Continente é uma das empresas mais associadas à promoção de acções de solidariedade.
O estudo envolveu 637 indivíduos residentes em Portugal Continental, e revela que 32 por cento da população portuguesa afirma conhecer algumas empresas que implementam políticas de responsabilidade social e ambiental. A Sonae foi referida por 16 por cento dos inquiridos. Outras empresas apontadas foram a CGD (10%) e o BPI, a PT e o BES (5%).
No que toca à implementação de políticas de carácter ambiental, as empresas que os entrevistados referem são a Sonae/Modelo Continente com 12 por cento, seguida da EDP com cinco por cento. Relativamente à questão "em que medida o ter conhecimento de que uma empresa desenvolve acções de carácter social influencia a sua opinião sobre essa mesma empresa?", 75 por cento dos inquiridos responderam que influencia positiva ou muito positivamente. Quando questionados "em que medida o ter conhecimento de que uma empresa desenvolve políticas de protecção ambiental influencia a sua opinião sobre essa mesma empresa?", 90 por cento dos inquiridos respondem ter uma opinião positiva ou muito positiva sobre as empresas que implementam essas acções de protecção do ambiente.